A Assessoria de marketing político deve conhecer todas as atividades que cercam o desenvolvimento de uma campanha política, nas áreas promocionais, operacionais e política. Assim, o assessor de marketing tem como obrigação conhecer tudo e todos da campanha eleitoral, sendo conteúdo material ou pessoal. Ao mesmo tempo, não deve centralizar todas as decisões e funções, pois cada um possui o seu papel específico e suas especialidades.
Esse profissional deve organizar toda a logística necessária para os materiais e serviços utilizados no decorrer da campanha, para que se possa assessorar o candidato quanto ao conteúdo de seus pronunciamentos e participação na produção nas exposições do candidato em programas de televisão e rádios. O sucesso da aplicação de um programa de marketing político resulta da ampla satisfação das necessidades e expectativas dos eleitores relativamente ao que anseiam em uma organização política.
O assessor de marketing é importante na medida em que funciona como um estrategista, que define as linhas de ação, orienta a escolha do discurso, ajusta as linguagens, define padrões de qualidade técnica, sugerindo iniciativas e ponderando sobre o programa do candidato, os compromissos e ações a serem empreendidas. Ele precisa ser um estrategista com uma visão sistêmica de todos os eixos do marketing, entendendo da campanha e sendo capaz de visualizar todos os nichos possíveis de interesse de uma sociedade exigente, crítica e sensível aos mandos e desmandos dos governantes
Organograma da Equipe
O organograma ideal é desenvolvido sob medida ao candidato e pode ser obtido por meio de algumas premissas (KUNTZ, 2006): A abrangência territorial da campanha — quando se aumenta o território a ser coberto pela campanha, maiores serão as exigências de novas coordenadorias regionais e municipais que possam assegurar a eficácia na elaboração e aplicação das estratégias. O desmembramento das atividades a serem desenvolvidas — ao identificar as atividades a serem desenvolvidas durante toda a campanha, deve-se agrupar sob a direção em função de sua natureza e de seu caráter. A natureza do cargo disputado — é um dos fatores determinantes para a estrutura a ser desenvolvida.
As necessidades para campanhas municipais, estaduais e federais são extremamente diferentes. A estratégia determinada pelo candidato deve levar em consideração a mesma determinada para a campanha, pois vai exigir subdivisões de tarefas em função dos alvos objetivados, acabando por estabelecer a abrangência territorial a ser explorada no trabalho.
Determinando a Função da Equipe
O candidato deve deixar que cada especialista “cuide” da sua área e, ao mesmo tempo, respeite o trabalho realizado por seus companheiros de campanha, pois todos tendem a ganhar com a eleição do candidato. O assessor de marketing político tem como pré-requisitos a autoconfiança, a ousadia e a mente aberta, longe de preconceito e restrições, devendo manter-se na realidade.
Algumas características principais (KUNTZ, 2006): Interessar-se pela compreensão do ser humano, as suas emoções e razões. Ampliar a capacidade do pensar e refletir sobre onde se quer chegar. Estar atento e perceber as diferenças e influências que o meio, a cultura e os fatores socioeconômicos exercem sobre o comportamento coletivo e individual. Sempre estar atualizado sobre novas tecnologias, técnicas, mídias alternativas e experiências na área da psicologia social e comunicação de massa.
O marketing político não se restringe em apenas realizar operações de construção da imagem de um candidato e sim mantê-la, o que acaba exigindo competência e originalidade por parte desse profissional.
ADVERTÊNCIA: Todas as informações e opiniões expressas nas colunas são de responsabilidade de seus autores.