Objetivando uma educação dentro dos parâmetros atuais, em que se exige criatividade, inovação, iniciativa e liderança, teremos de observar certas características inerentes ao sistema do qual está inserida a educação básica. Certos paradigmas deverão ser quebrados e reavaliados em prol da evolução, indo de encontro com certas atitudes administrativas atuais com linhas de pensamento arcaico, que em nada contribuem para a dita evolução no sistema de ensino.
Não tem como culpar apenas a presença do professor pelo fracasso de um sistema que persiste em manter apenas um modo operante, negando o novo e até mesmo o ambiente digital que vivemos, apoiando-se apenas na hipótese do vício digital, fechando-se para o mundo das possibilidades. A escola, como qualquer empresa, sofre influências externas e internas. Influências tecnológicas, sociais, políticas e ambientais, modificando e sofrendo modificação pelo meio.
O nosso ensino precisa de pessoas na administração com pensamento atualizado dentro de uma perspectiva evolutiva, para que sejam introduzidas novas maneiras de pensar, dando espaço para o novo, permitindo que os docentes e alunos tenham um diálogo buscando novas formas de instrução e trazendo um aprendizado com alegria e satisfação para ambos, e não por imposição ou alienação da obediência.
Ao persistir no “tradicional”, estaremos legitimando uma sociedade arcaica, pois as crianças precisam ser provocadas, usar sua criatividade e imaginação dentro de uma evolução natural, e não se tornarem robôs em virtude de serem tolhidos. Dentro desta premissa, ao invés de criarmos homens evoluídos para o futuro estaremos criando nada mais nada menos que jovens revoltados com esse sistema que nega oferecer condições para experimentação e capacitação, permanecendo aquele discurso de que a juventude não quer nada com o ensino.
Mas se observarmos com equilíbrio e clareza, não é a juventude e tampouco só os professores e os próprios pais, mas sim o sistema arcaico e negativo que se encontra na administração e nas estruturas das escolas, base de nossa sociedade, que causa os problemas e as dificuldades da educação.
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