Sabe aquela sensação que temos quando temos um evento para ir? Pensamos em qual roupa usar, qual sapato escolher, se vamos ou não usar maquiagem, quais acessórios vão combinar... E quando as decisões estão tomadas e terminamos de nos arrumar, nos sentimos bem. Não é mesmo?
Então porque não transferir essa sensação para o ambiente de trabalho? Nós passamos a maior parte do nosso dia trabalhando e muitas vezes, negligenciamos nossa aparência por não achar necessário estar apresentável nesse local. Uma boa aparência é capaz de transmitir confiança, responsabilidade e competência afinal, a aparência de uma pessoa não está apenas no aspecto visual, mas nas atitudes.
A questão é que quando nós cuidamos, nos sentimos mais dispostos, nossa postura muda e procuramos render mais, justamente por conta dessa sensação de autoestima. Vale deixar claro que não estamos nos referindo a padrões de beleza, mas sim ao cuidado com a estética e com a higiene pessoal de uma forma geral. É muito importante ressaltar também, que precisamos nos adequar ao estilo do ambiente de trabalho que nos encontramos.
Trabalhar em ambientes fechados com pouco contato com o público pode ser uma cilada, afinal, não encontramos tantas pessoas ao longo da nossa jornada de trabalho, e nos acostumamos com a presença de nossos colegas, mas devemos nos lembrar que ao nos arrumarmos e nos sentirmos apresentáveis, agrega, a nós mesmos, uma boa impressão, de forma geral.
Nosso local de trabalho é também parte de nós, parte da nossa rotina e da nossa vivência, e para exercermos nossas funções com segurança e competência, podemos usar de vários artifícios para que a eficiência prevaleça e, para estarmos bem conosco mesmo pode ser um, senão o melhor deles. Portanto, pensemos em como queremos ser vistos, qual a impressão que desejamos passar e, nos vistamos para onde desejamos chegar!
ADVERTÊNCIA: Todas as informações e opiniões expressas nas colunas são de responsabilidade de seus autores.