Uma publicação feita no site oficial do Governo Federal esclareceu que não há qualquer tipo de notificação prevista para adultos que vivem com os pais. A manifestação ocorreu após a circulação de uma notícia falsa em plataformas digitais, compartilhada por influenciadores e páginas em redes como Instagram e X.
O conteúdo enganoso afirmava que, a partir de 2026, a Receita Federal notificaria pessoas maiores de 24 anos que residem com os pais. A informação ainda vinculava essa suposta medida ao pagamento de aluguel e ao cruzamento de dados por meio de inteligência artificial, alegando que isso serviria para verificar a real dependência dos contribuintes.
De acordo com o governo, essa relação não tem fundamento: “a mentira tenta relacionar isso, de maneira confusa, com pagamentos de aluguel ou algo nesse sentido. Isso não existe, nem faz o menor sentido”. A nota publicada também fez um alerta direto ao público, destacando a importância de não repassar boatos: “Não caia em fake news, desconfie de quem mente para você sem fundamento ou razão aparente, a não ser causar medo e desinformação”.
O texto enganoso foi amplamente repercutido antes da negativa oficial. Algumas versões incluíam a possibilidade de que declarações incorretas do Imposto de Renda poderiam levar o contribuinte à malha fina e, em casos considerados mais graves, até mesmo à prisão. Diante da repercussão, alguns influenciadores que compartilharam a informação chegaram a se retratar.
Além da nota oficial, a Receita Federal também utilizou suas próprias redes sociais para reforçar que não há qualquer medida nesse sentido e recomendou: “Sempre verifique informações antes de compartilhar”.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook: