Sete Lagoas Notícias
PUBLICIDADE
  • banner
  • DESTAQUES
  • VARIEDADES
  • CIDADES
  • POLÍTICA
  • POLÍCIA
  • SAÚDE E BEM ESTAR
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • GERAIS
Jornalista especializado em automóveis, carros de corrida e corridas de carros. Há mais de 20 anos apresenta e busca soluções para falhas de veículos nacionais e importados na sessão Autodefesa da revista Quatro Rodas. É formado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul-RS.
 

Waldez Amorim - O verdadeiro SUV compacto

25/04/22 - 15:55
Fotos: Divulgação/Waldez Amorim - Um dos pontos destacados pela Kia durante a apresentação é os números de consumo modestos, aferidos segundo o programa de etiquetagem veicular do Inmetro, 13,7 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada
Fotos: Divulgação/Waldez Amorim - Um dos pontos destacados pela Kia durante a apresentação é os números de consumo modestos, aferidos segundo o programa de etiquetagem veicular do Inmetro, 13,7 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada

 

 

Enquanto muitos prometem a eletrificação, a Kia, como um bom mineiro, ou seja, de maneira discreta, desde novembro de 2021, comercializa o Stonic nas concessionárias de todo Brasil. Aliás, segundo o importador da marca, o primeiro lote com meras 150 unidades está quase todo comercializado.

 

Mais uma vez, o portal setelagoasnotícias pode avaliar o Stonic graças a concessionária Sun Motors, @Sunmotors, de Porto Alegre, RS, fornecer o modelo recém lançado para a avaliação do portal setelagoasnotícias.

 

Feito sobre a mesma plataforma global do Kia Rio, o Stonic, segundo a Kia, utiliza uma versão mais atualizada do motor Kappa 1.0 turbo de três cilindros, com injeção direta de combustível, capaz de entregar até 120 cv e 17,3 kgfm, derivado do propulsor utilizado no HB20 e no Creta.

 

O torque máximo está disponível entre 2.000 e 3.500 rpm e isso faz com que o carro responda de forma rápida e intensa nas arrancadas e retomadas de velocidade.

 

O motor é acoplado em um câmbio de sete marchas com dupla embreagem e as trocas são feitas de maneira precisa, ou seja, sem trancos e de maneira que aproveita tudo que o motor utilizado pelo Stonic tem a oferecer.

 

Mas além do motor a combustão, o Stonic é um MHEV (mild hybrid electric vehicle), ou seja, é equipado também com um motor elétrico de 48 volts que está acoplado ao alternador e auxilia na redução de consumo do carro. Quando o Stonic trafega, por exemplo, por uma estrada, ou descidas de serra, a unidade a combustão desliga o motor a combustão para poupar combustível e passa a trabalhar somente com o propulsor elétrico ativando dessa forma o “modo vela”, como se o compacto operasse como um veleiro, movido apenas pelo vento. É importante destacar que ao menor contato no freio ou acelerador, o motor volta a combustão volta a funcionar, dessa forma nenhum sistema do carro fica sem assistência.

 

Um dos pontos destacados pela Kia durante a apresentação é os números de consumo modestos, aferidos segundo o programa de etiquetagem veicular do Inmetro, 13,7 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada. Assim como a maioria dos modelos eletrificados, o Stonic também aproveita a energia cinética gerada nas frenagens para carregar as baterias, mas ao soltar o acelerador o painel já demonstra que a bateria está sendo carregada.

 

É importante destacar que a bateria é dividida em três partes sendo possível trocar apenas uma delas e, caso seja necessário, a troca de toda bateria tem o valor estimado de R$ 5 mil.

 

Em relação às dimensões, o Stonic tem: 4,14 m de comprimento, 1,52 m de altura, 1,76 m de largura, entre-eixos de 2,58 m e 325 litros de capacidade no porta-malas. O número do entre-eixos merece destaque, pois é maior do que, por exemplo, o Tracker, com 2,56 m.

 

Por dentro, o Stonic se revela espaçoso, mesmo para quem tem 1,80 e se senta no banco de trás, ou seja, o joelho não encosta no banco do motorista nem a cabeça bate no teto.       Mesmo os passageiros do banco de trás contam com uma entrada USB à disposição para recarregar a bateria do smartphone, por exemplo.

 

Entre os equipamentos de série, o Stonic traz seis airbags, controles de tração e estabilidade, central multimídia com tela de oito polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado automático, chave presencial com partida por botão, piloto automático, câmera de ré, freio a disco nas quatro rodas, assistente de partida em rampa, banco de couro artificial e rodas de liga leve de 17 polegadas.

 

Com essas credenciais o Stonic mostra aos compactos o caminho de uma eletrificação eficiente e segura, bem diferentes dos veículos 100% elétricos que precisam de pontos de recarga em um país sem infraestrutura, como constatei ao escrever as impressões de um modelo sem motor a combustão.

 

Ficha Técnica – Kia Stonic

 

Motores: gasolina, diant., transv., 3 cil., 12V, turbo, 998 cm³; elétrico, 48 V. Total de 120 cv a 6.000 rpm e 20,4 kgfm a 2.000 – 3.500 rpm*

Câmbio: DCT, 7 marchas, tração dianteira.

Direção: elétrica

Suspensão: McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira)

Freios: disco ventilado (dianteira), disco sólido (traseira)

Pneus: 205/55R17

Peso: 1.256 kg

Dimensões: comprimento, 414 cm; largura, 176 cm; altura, 152 cm; entre-eixos, 258 cm; porta-malas, 325 l

Preço do modelo testado: R$ 146.990.

 

 

Por Waldez Amorin

Sete Lagoas Notícias

 

FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:

Twitter:

https://twitter.com/7lagoasnoticias

Instagram:

https://www.instagram.com/setelagoasnoticias/

Facebook:

https://www.facebook.com/setelagoasnoticias

 

 

 

Galeria de Fotos:

  • Fotos: Divulgação/Waldez Amorim - Um dos pontos destacados pela Kia durante a apresentação é os números de consumo modestos, aferidos segundo o programa de etiquetagem veicular do Inmetro, 13,7 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada
Compartilhar

Comentário(s)

Deixe seu comentário
PUBLICIDADE

Automobilismo

  • Saveiro Extreme 2024: Memórias afetivas e a força de uma tradição
  • Novo Volkswagen Virtus: mais seguro, tecnológico e sofisticado
  • Top de linha dos 1.0: Polo Highline 2023 e HB20 Platinum Plus 2023
  • Disputa entre Fiat Argo Drive 1.0 e VW Polo Track: Qual a sua preferência?
  • Waldez Amorim - O futuro é agora
  • Waldez Amorim - O verdadeiro SUV compacto
  • Waldez Amorim - Volkswagen Taos Highline conquista de verdade com o tempo
  • Waldez Amorim - Os perrengues de viajar de carro elétrico em um Brasil sem infraestrutura
  • Waldez Amorim - Design à primeira vista
  • Curvelo tem fim de semana de alta velocidade com GP Gerais

EDITORIAS

  • DESTAQUES
  • CIDADES
  • POLÍTICA
  • POLÍCIA
  • ECONOMIA
  • REGIÃO
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • ANUNCIE

COLUNAS

  • AUTONEWS
  • CONTABILIZANDO
  • SERENIDADE

LINKS ÚTEIS

  • VIA 040
  • PREFEITURA DE SETE LAGOAS
  • CÂMARA MUNICIPAL DE SETE LAGOAS
  • DETRAN-MG
  • CORPO DE BOMBEIROS
  • POLÍCIA MILITAR
  • Política de Privacidade

ESTAMOS NAS REDES

Sete Lagoas Notícias
  • quem somos
  • contato
  • anuncie

© Copyright 2025 - Sete Lagoas Notícias - Todos os direitos reservados

W Site Brasil