Sete Lagoas Notícias
PUBLICIDADE
  • banner
  • DESTAQUES
  • VARIEDADES
  • CIDADES
  • POLÍTICA
  • POLÍCIA
  • SAÚDE E BEM ESTAR
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • GERAIS
Jornalista especializado em automóveis, carros de corrida e corridas de carros. Há mais de 20 anos apresenta e busca soluções para falhas de veículos nacionais e importados na sessão Autodefesa da revista Quatro Rodas. É formado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul-RS.
 

Waldez Amorim - O futuro é agora

03/03/23 - 14:45
Foto: Divulgação/Waldez Amorim - Kia Niro chega inovando no design e fazendo bonito em tecnologia e desempenho
Foto: Divulgação/Waldez Amorim - Kia Niro chega inovando no design e fazendo bonito em tecnologia e desempenho

 

 

Mesmo sendo a Hyundai e a Kia “fábricas irmãs” é a primeira que nos últimos anos vinha recebendo os modelos mais interessantes. Mas agora, com o Niro, a Kia Brasil demostra que não fica atrás.           

              

O terceiro modelo eletrificado da marca sul coreana, os dois primeiros são o Stonic e o Sportage, chega bem equipado desde a versão de entrada com sete airbags e com cinco estrelas nos testes de segurança do órgão europeu Euro NCAP e o norte americano NHTSA.

                                                                                

Apesar da versão que vem para o Brasil não ser plug-in, ou seja, não carrega na tomada, os dois motores que equipam o Niro trabalham de forma coordenada e, principalmente, não deixam a desejar gerando 141 cavalos e 27 Kgfm de torque sendo possível rodar até 800 quilômetros antes de abastecer, mesmo com o tanque de apenas 42 litros. Tudo isso se deve ao fato de na cidade o motor elétrico trabalhar mais e na estrada o propulsor Kappa 1.6L GDI HEV ser o mais utilizado, o que resulta no consumo modesto, inclusive para a realidade, de 17,7 km/l na estrada e 19,8 km/l na cidade, segundo o INMETRO.     

                               

Ambos os propulsores trabalham com o câmbio automático, acionado por meio de um seletor rotativo elétrico para selecionar a ré, neutro e drive disponível na versão mais cara, a SX Prestige (R$ 243.990) gentilmente cedida pela Kia Sun Motors, de Porto Alegre (RS), através da Kia Brasil.                    

                                        

Outra novidade é a falta de engrenagens mecânicas para a marcha à ré, pois, quem executa essa manobra é o motor elétrico utilizado na função reversa quando o motorista engata o “R” no seletor rotativo do câmbio. Um detalhe que segundo a engenharia da Kia fez o Niro emagrecer 2,3 kg.          

                             

Mas as partes funcionais do Niro não param, perceberam a capa na coluna C, próximo à traseira do Kia, pois é, ela não tem apenas função estética demonstrando que o Niro aderiu à moda em dois tons. A peça é feita de plástico removível, permitindo a pintura em cor diferente da carroceria. Trata-se de um opcional e, de fábrica, a Kia oferece 17 combinações. O detalhe é que a capa cobre uma passagem de ar que começa na área das janelas e sai por trás das lanternas traseiras. Dessa forma, a Kia reduziu o arrasto aerodinâmico e o coeficiente aerodinâmico (Cx) do Niro é de apenas 0,29, considerado baixo para um SUV deste porte.                                                                           

Na frente e na traseira o Niro utiliza de forma massiva os leds. Na dianteira os faróis são full-LED, e, na traseira, utilizam lanternas segmentadas. Brake lights na parte superior, enquanto as setas, luz de posição e luz de ré ficam na parte de baixo, nas extremidades do para-choque.         

                                                                

Por dentro, o modelo da Kia faz questão de demonstrar o cuidado na hora da sua montagem e que o dinheiro empregado nele foi um bom investimento, com um nível de acabamento acima da média, com pouco plástico duro, visual de luxo e atenção aos detalhes, como as telas e a barra de comandos touchscreen, que serve para a multimídia e o ar-condicionado bizona, além de todo o acabamento interno com variadas texturas, com acabamento que utiliza materiais ecológicos como o tecido sintético dos bancos feito de fibras das árvores de eucalipto e são perfurados para favorecer o conforto térmico. Todas as versões do Niro contam com duas telas de 10,25 polegadas unidas sob uma mesma moldura, onde estão o quadro de instrumentos e a central multimídia.                                                                        

 

O silêncio interno é elogiável garantido, inclusive pelo isolamento acústico nas caixas de rodas.                                                                                                                        

Fabricado sobre a nova plataforma global do Grupo Hyundai/Kia, K3, o Niro pode raspar em rampas, mas, o fato de ter proporção mais larga e mais baixa faz com que o carro seja bastante estável nas curvas.      

 

Outro ponto de destaque do Niro é a praticidade já que o modelo da Kia vem equipado com detector de faixas (capaz de manter o carro dentro da pista de rodagem), freio de emergência autônomo e controle de cruzeiro adaptativo, ou seja, o Niro segue o trânsito, acelerando ou freando conforme o ritmo do tráfego. O modelo ainda identifica carros no ponto cego nas faixas laterais e até mesmo dá sinais no volante para que o motorista não invada a faixa do vizinho.

 

Atrás, os passageiros contam com banco confortável, assoalho do tipo plano, com saída de ar dedicada e duas portas USB-C posicionadas no encosto dos bancos da frente.                                                                                                                                                 

Com design futurista, acabamento superior ao dos concorrentes, a tendência é se destacar no trânsito e, principalmente tirar vendas das outras marcas, potencial o Niro tem.

 

Kia Niro HEV

Ficha Técnica

 

Motor a combustão: Dianteiro, londitudinal, quatro cilindros em linha, injeção direta, 16 válvulas

105 cv @ 5.700 rpm, 14,7 kgfm @ 4.000 rpm, 14:1 (taxa de compressão)

Motor elétrico: síncrono, de imã permanente, baterias de íons de lítio (240V)

Potência combinada: 141 cv; Torque combinado: 27 kgfm @ 4.000 rpm

Câmbio: automático de dupla embreagem, seis marchas, tração dianteira

Direção: assistência elétrica

Suspensão: McPherson (dianteira) e Multilink (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira)

Rodas e pneus: 225/45 R18 (SX Prestige)

Medidas

Comprimento: 4,42 m

Largura: 1,83 m

Altura: 1,55 m

Entre-eixos: 2,72 m

Peso: 1.394 kg (em ordem de marcha)

Tanque: 42 litros

Porta-malas: 425 litros

Consumo: 19,8 km/l (rodoviário), 17,7 km/l (urbano)

 

 

Por Waldez Amorim

Sete Lagoas Notícias

 

FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:

Twitter:

https://twitter.com/7lagoasnoticias

Instagram:

https://www.instagram.com/setelagoasnoticias

Facebook:

https://www.facebook.com/setelagoasnoticias

 

 

Galeria de Fotos:

  • Foto: Divulgação/Waldez Amorim - Kia Niro chega inovando no design e fazendo bonito em tecnologia e desempenho
Compartilhar

Comentário(s)

Deixe seu comentário
PUBLICIDADE

Automobilismo

  • Saveiro Extreme 2024: Memórias afetivas e a força de uma tradição
  • Novo Volkswagen Virtus: mais seguro, tecnológico e sofisticado
  • Top de linha dos 1.0: Polo Highline 2023 e HB20 Platinum Plus 2023
  • Disputa entre Fiat Argo Drive 1.0 e VW Polo Track: Qual a sua preferência?
  • Waldez Amorim - O futuro é agora
  • Waldez Amorim - O verdadeiro SUV compacto
  • Waldez Amorim - Volkswagen Taos Highline conquista de verdade com o tempo
  • Waldez Amorim - Os perrengues de viajar de carro elétrico em um Brasil sem infraestrutura
  • Waldez Amorim - Design à primeira vista
  • Curvelo tem fim de semana de alta velocidade com GP Gerais

EDITORIAS

  • DESTAQUES
  • CIDADES
  • POLÍTICA
  • POLÍCIA
  • ECONOMIA
  • REGIÃO
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • ANUNCIE

COLUNAS

  • AUTONEWS
  • CONTABILIZANDO
  • SERENIDADE

LINKS ÚTEIS

  • VIA 040
  • PREFEITURA DE SETE LAGOAS
  • CÂMARA MUNICIPAL DE SETE LAGOAS
  • DETRAN-MG
  • CORPO DE BOMBEIROS
  • POLÍCIA MILITAR
  • Política de Privacidade

ESTAMOS NAS REDES

Sete Lagoas Notícias
  • quem somos
  • contato
  • anuncie

© Copyright 2025 - Sete Lagoas Notícias - Todos os direitos reservados

W Site Brasil