Sete Lagoas Notícias
PUBLICIDADE
  • banner
  • DESTAQUES
  • VARIEDADES
  • CIDADES
  • POLÍTICA
  • POLÍCIA
  • SAÚDE E BEM ESTAR
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • GERAIS
Jornalista especializado em automóveis, carros de corrida e corridas de carros. Há mais de 20 anos apresenta e busca soluções para falhas de veículos nacionais e importados na sessão Autodefesa da revista Quatro Rodas. É formado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul-RS.
 

Novo Volkswagen Virtus: mais seguro, tecnológico e sofisticado

23/02/24 - 16:53
Foto: Divulgação - Virtus Comfortline chega com visual atualizado, novas versões e pacote de segurança acima da média mirando novos concorrentes
Foto: Divulgação - Virtus Comfortline chega com visual atualizado, novas versões e pacote de segurança acima da média mirando novos concorrentes

 

 

Mirando o topo

 

A Volkswagen enviou para avaliação do Sete Lagoas Notícias o Novo Virtus na versão Comfortline, com preço sugerido de R$ 130.640, na cor Sirius, que acrescentou R$ 1.650,00 ao valor final do modelo. Agora o sedã da Volks conta com mais versões e equipamentos de segurança inéditos no segmento.

 

As versões 1.6 MSI e GTS foram descontinuadas, abrindo espaço para o Virtus 170 MSI, equipado com motor 1.0 turbo de 116/128 cv e 16,8 kgfm de torque a 1.750 rpm. Para o lugar da versão GTS, a montadora alemã agora oferece o Virtus Exclusive, que utiliza o mesmo motor da versão anterior, o 1.4 turbo flex, de 150 cv e 25,5 kgfm, mas agora o modelo top de linha conta com um visual mais voltado para a elegância do que para a esportividade.

 

Olhando de frente, logo se percebe que o Virtus 2023 tem para-choque com desenho que deixa o carro com um aspecto mais encorpado. Além disso, os faróis e lanternas de LED, bem como o farol de neblina na parte inferior do protetor, são os mesmos utilizados no Nivus.

 

Outros pontos em comum com o SUV cupê estão no interior do carro, que mantém o plástico duro; agora, o volante e a tela multimídia também são os mesmos utilizados pelo Nivus.

 

Olhando de lado, o Virtus parece mais comprido por causa de um truque de design que deixa os para-choques mais destacados. Agora, são 4,56 m de comprimento – 79 mm a mais que o modelo anterior, sendo 69 mm extras no balanço dianteiro e 10 mm no traseiro. As medidas do restante da carroceria, como entre-eixos, espaço na cabine, área para as pernas e o porta-malas, que mantém os 521 litros, continuam os mesmos.

 

Na traseira, a tampa do porta-malas traz o novo logotipo da marca, com fundo preto, e o nome do modelo, ambos no centro da peça. As novas lanternas foram redesenhadas e agora são bipartidas, escurecidas e utilizam LED.

 

O conjunto formado pelo motor, 1.0 turbo de três cilindros, e câmbio automático de seis marchas, mostra-se disposto para o anda e para do trânsito das cidades, e nas estradas garante ultrapassagens seguras. No consumo, o start-stop presente no sedã da Volks ajuda na redução do consumo de combustível, que, segundo o Inmetro, é de 11,8 km/l no trânsito urbano, 15 km/l no rodoviário, com gasolina, e 8,2 km/l e 10,4 km/l, com etanol.

 

Mas um ponto que se destaca no Virtus 2023 é a segurança, onde a Volks fez os maiores investimentos no sedã. Agora o modelo conta com seis airbags, ACC (controle adaptativo de cruzeiro) e AEB – um sistema de frenagem de emergência. Ao estacionar, essa tecnologia aciona automaticamente os freios e para o veículo quando detecta obstáculos, ajudando a evitar os amassados na lataria.

 

Além disso, no trânsito urbano, o mesmo equipamento monitora os arredores e freia sem intervenção do motorista quando um objeto entra em rota de colisão com o veículo. Nas estradas, acima de 50 km/h, o AEB emite alerta sonoro e visual, além de atuar nas travas das portas. Para as versões mais caras do Virtus, conta ainda com o alerta de distância entre veículos, indicador de uso de cinto de segurança e painel digital, mas todas as versões contam com cluster digital no centro do painel de instrumentos de 8 ou 10,25 polegadas.

 

O modelo avaliado veio equipado com rodas de liga leve de 16 polegadas, com pneus 205/55, deixando o carro com mais uma característica que tem como objetivo alçar voos mais altos ao mirar o topo.

 

Ficha técnica

 

  • Volkswagen Virtus 200 TSI Comfortline (Aut) (Flex) 2024
  • Motor: 1.0 turbo, 3 cilindros;
  • Potência: 128 (E) / 116 (G);
  • Torque: 20,4 kgfm;
  • Câmbio: automático, 6 marchas;
  • Consumo urbano (etanol/gasolina): 8,2 km/l / 11,8 km/l;
  • Consumo rodoviário (etanol/gasolina): 10,4 km/l / 15 km/l;
  • Câmbio: automático de seis marchas;
  • Tração: dianteira;
  • Direção: elétrica;
  • Suspensão dianteira: Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal;
  • Suspensão traseira: Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal;
  • Freios: Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira;
  • Porta-Malas: 521 litros;
  • Rodas: Aro 16 – aluminio;                                                                                              
  • Pneus: 205/55/R16;
  • Preço do modelo avaliado: R$ 130.640,00 com pintura metálica.

 

 

Por Waldez Amorin

Sete Lagoas Notícias

FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:

Twitter - X

https://twitter.com/7lagoasnoticias

Instagram:

https://www.instagram.com/setelagoasnoticias

Facebook:

https://www.facebook.com/setelagoasnoticias

Galeria de Fotos:

  • Foto: Divulgação - Virtus Comfortline chega com visual atualizado, novas versões e pacote de segurança acima da média mirando novos concorrentes
  • Foto: Divulgação - Virtus Comfortline chega com visual atualizado, novas versões e pacote de segurança acima da média mirando novos concorrentes
Compartilhar

Comentário(s)

Deixe seu comentário
PUBLICIDADE

Automobilismo

  • Saveiro Extreme 2024: Memórias afetivas e a força de uma tradição
  • Novo Volkswagen Virtus: mais seguro, tecnológico e sofisticado
  • Top de linha dos 1.0: Polo Highline 2023 e HB20 Platinum Plus 2023
  • Disputa entre Fiat Argo Drive 1.0 e VW Polo Track: Qual a sua preferência?
  • Waldez Amorim - O futuro é agora
  • Waldez Amorim - O verdadeiro SUV compacto
  • Waldez Amorim - Volkswagen Taos Highline conquista de verdade com o tempo
  • Waldez Amorim - Os perrengues de viajar de carro elétrico em um Brasil sem infraestrutura
  • Waldez Amorim - Design à primeira vista
  • Curvelo tem fim de semana de alta velocidade com GP Gerais

EDITORIAS

  • DESTAQUES
  • CIDADES
  • POLÍTICA
  • POLÍCIA
  • ECONOMIA
  • REGIÃO
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • ANUNCIE

COLUNAS

  • AUTONEWS
  • CONTABILIZANDO
  • SERENIDADE

LINKS ÚTEIS

  • VIA 040
  • PREFEITURA DE SETE LAGOAS
  • CÂMARA MUNICIPAL DE SETE LAGOAS
  • DETRAN-MG
  • CORPO DE BOMBEIROS
  • POLÍCIA MILITAR
  • Política de Privacidade

ESTAMOS NAS REDES

Sete Lagoas Notícias
  • quem somos
  • contato
  • anuncie

© Copyright 2025 - Sete Lagoas Notícias - Todos os direitos reservados

W Site Brasil