O Polo TSI Highline 2023 passou por uma leve renovação no final de 2022. Agora, o modelo brasileiro se assemelha mais à versão europeia. Por exemplo, recebeu faróis full-LEDs (do tipo espelho) com luzes diurnas integradas como item de série em todas as versões. Com isso, os faróis de neblina foram eliminados do novo para-choque dianteiro. Vale observar que esse para-choque tende a raspar em valetas ou saídas de garagem. As rodas têm um novo desenho e, mesmo na versão Highline, são de 16 polegadas. Na parte traseira, houve mudanças no para-choque e nos grafismos das lanternas, que agora estão levemente escurecidas.
No entanto, a mudança no modelo da Volkswagen foi mais discreta em comparação com o HB20 Platinum Plus 2023. Este último deixou de lado o design polêmico "cara de peixe" e agora apresenta um visual mais tecnológico, incluindo equipamentos de modelos superiores, como o assistente de condução.
Em termos de motorização, o Polo TSI Highline utiliza o motor 170 TSI do Up!, porém atualizado, com 109/116 cv e 16,8 kgfm de torque. O propulsor está acoplado a um câmbio automático de seis marchas, AQ160. Esse é uma versão mais simples do AQ200, visto que o torque é menor e possui uma relação específica para esse motor. A redução de potência e torque resultou também em uma redução no custo de produção do Polo. Até o radiador é menor, além de outros componentes. A suspensão foi recalibrada tanto para o novo peso do motor quanto para melhorar o conforto, com novas molas e amortecedores.
O HB20, por sua vez, mantém o motor 1.0 turbo, com injeção direta e duplo comando variável. Mesmo com as mudanças para atender a novas regras de emissões, o motor manteve os 120 cv e 17,5 kgfm de torque. A principal mudança está no sistema start-stop, que desliga o motor nas paradas em semáforos ou tráfego. O câmbio também continua automático de seis marchas.
No quesito dirigibilidade, o Polo é apreciado por quem gosta de dirigir. A suspensão é firme e auxilia a carroceria em curvas mais fechadas. O modelo possui direção direta, com boas respostas, proporcionando uma experiência agradável ao motorista, em conjunto com a plataforma rígida MQB A0. No entanto, é bom estar preparado para ouvir algumas batidas secas na suspensão em situações mais extremas, mesmo com as rodas de 16 polegadas.
O modelo da Hyundai, o HB20, que já era reconhecido por seu conjunto mecânico bem ajustado, agora apresenta mais força em baixas rotações. Apesar de não ter o maior torque, o peso de 1.110 kg é um fator que contribui. O câmbio realiza as trocas de marchas mais cedo e de forma eficiente, proporcionando uma condução suave. Embora as aletas no volante para as trocas manuais estejam presentes, é aconselhável deixar o carro trabalhar sozinho, já que a esportividade não é o ponto forte do modelo coreano.
Em termos de equipamentos, o Polo recebeu um sistema de frenagem pós-colisão como item de série e manteve os quatro airbags. No entanto, em relação ao espaço para os passageiros do banco traseiro, o Polo não dedica a mesma atenção que dedica aos do banco dianteiro. Ainda assim, conta com duas saídas de ar-condicionado e duas portas USB-C para os passageiros de trás. O Polo Highline também manteve o painel de instrumentos de 10,1", chave presencial com partida por botão, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, além de receber um carregador por indução, um novo comando para o ar-condicionado automático e o sistema multimídia VW Play com espelhamento sem fios.
Os bancos dianteiros, com encostos integrados, oferecem bom suporte ao corpo e não cansam o motorista, que possui uma posição baixa e opções de regulagens de altura e profundidade da coluna de direção. Trata-se de um carro projetado para agradar ao motorista, e o sistema de freio é eficiente.
No HB20 2023, as mudanças são pontuais. O sistema multimídia com tela de 8 polegadas e espelhamento sem fios Apple CarPlay e Android Auto permanece em uma posição elevada e destacada, mas recebeu uma atualização de conectividade. Os bancos contam com revestimento parcial em couro e tecido, assim como os acabamentos das portas e volante. O acabamento, de maneira geral, é cuidadoso, mesmo utilizando plásticos rígidos em praticamente toda parte, mas com diferentes texturas e cores. O painel de instrumentos apresenta uma tela de 4,2 polegadas acompanhada por dois mostradores digitais para velocidade e rotação, além dos indicadores de nível de combustível e temperatura do motor.
Em resumo, o Polo 2023 continua sendo um hatch interessante, prático e prazeroso de dirigir. Houve melhorias em alguns aspectos, no entanto, os cortes de custos deixaram marcas que podem fazer um cliente mais exigente considerar outros modelos, como os SUVs compactos. No caso do HB20, a Hyundai aproveitou a queda do Chevrolet Onix para posicionar o HB20 de forma mais competitiva no mercado brasileiro. A renovação veio em boa hora e oferece um pacote interessante de segurança, além de um visual renovado. Embora ainda faltem alguns itens, como faróis em LEDs e retrovisor fotocrômico, foram adicionados a chave presencial, partida remota e até o Bluelink, que permite a comunicação com um aplicativo no smartphone, tornando-o um carro mais conectado. Enfim, corrigiram algumas falhas, mas também introduziram outras.
Por Waldez Amorin
Sete Lagoas Notícias
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