Sete Lagoas Notícias
PUBLICIDADE
  • banner
  • DESTAQUES
  • VARIEDADES
  • CIDADES
  • POLÍTICA
  • POLÍCIA
  • SAÚDE E BEM ESTAR
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • GERAIS
Jornalista especializado em automóveis, carros de corrida e corridas de carros. Há mais de 20 anos apresenta e busca soluções para falhas de veículos nacionais e importados na sessão Autodefesa da revista Quatro Rodas. É formado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul-RS.
 

Waldez Amorim - Volkswagen Taos Highline conquista de verdade com o tempo

11/02/22 - 16:10
Fotos: Divulgação/Waldez Amorim - Construído sobre a plataforma MQB, o Volkswagen Taos tem como seu principal destaque na categoria a dirigibilidade. Ele é um SUV gostoso de dirigir e que coloca isso como prioridade
Fotos: Divulgação/Waldez Amorim - Construído sobre a plataforma MQB, o Volkswagen Taos tem como seu principal destaque na categoria a dirigibilidade. Ele é um SUV gostoso de dirigir e que coloca isso como prioridade

 

 

Avaliamos a versão top de linha do Volkswagen Taos que chega recheado de tecnologia e de olho na liderança do segmento.

 

Em um primeiro contato, o Taos não chama tanta atenção, mesmo sendo um Volkswagen na versão Highline com 4,46 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,63 m de altura.         

                                                                                            

Mas, como nos melhores relacionamentos, o modelo conquista o consumidor dia após dia, até chegar a hora de devolver o carro, infelizmente.      

                                                                                                                                

Tudo bem, o Taos não apresenta ousadia em suas formas, mas preserva a identidade da marca fazendo uso das linhas retas. A frente é robusta, com grade tipo colmeia e destaque para a linha de LED que atravessa de um lado para outro, unindo as luzes diurnas, característica herdada da linha de elétricos da marca, a ID, e é mais discreto do que pode parecer.  

 

O Taos Highline chama atenção logo de cara com os faróis full LED e tecnologia IQ Light. Trata se de LEDs adaptativos que criam focos diferentes à frente a fim de não ofuscar outros motoristas. Além disso, as luzes têm ajustes dinâmico de altura e comprimento do facho de acordo com a velocidade, facho direcional em curvas e controle de farol alto também automático.         

                                                                                                                       

As luzes dianteiras dos faróis do Taos têm dois modos de funcionamento, o City Light, que ilumina trechos mais próximos do carro no perímetro urbano entre 10 e 35 km/h, Motorway Light, que ilumina trechos mais distantes em velocidades acima de 110 km/h e Country Light, que liga os faróis baixos automaticamente acima dos 35 km/h. A versão ainda conta com facho alto automático.      

                                                                                              

Construído sobre a plataforma MQB, o modelo da Volks tem como destaque a dirigibilidade, ou seja, um SUV com suspensão firme, que casado com o motor de quatro cilindros, 1.4 TSI turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, combinado a um câmbio automático de seis marchas com trocas atrás do volante, multifuncional, faz com que o SUV seja um carro gostoso de dirigir.         

                                                                                                                                               

No interior, motorista e passageiro vão bem acomodados, mas apenas o banco do motorista tem comandos elétricos, incluindo aquecimento e ajuste lombar. No banco ao lado todas as regulagens são manuais e no de trás, os passageiros têm espaço de sobra para as pernas, mas o ideal é que viajem duas pessoas, afinal o túnel no assoalho, o apoio de braço embutido e o console projetado acabam roubando espaço para as pernas.     

                                                                             

O teto possui luzes nos dois lados e o porta malas, com 498 litros, além do espaço para a bagagem, é todo revestido em carpete, tem uma luz interna, uma tomada de 12V, ganchos para sacolas, argolas para amarração e tampa com um puxador interno que facilita o fechamento.  

                                                                    

No dia a dia, apesar de ser um carro de porte maior, o motor e câmbio do Volkswagen trabalham em sintonia, garantindo bom desempenho e fazendo com o que o carro registrasse a marca de 10km/l na cidade e 12 km/l na estrada, em média.                     

                                                                                                                 

A direção com assistência elétrica é bem calibrada revelando se leve em manobras e mais pesada em velocidades elevadas. A suspensão é bem calibrada garantindo boa estabilidade em curvas e, apesar de ser um carro mais alto, tem inclinação da carroceria aceitável. Além disso, a suspensão transfere pouco as irregularidades do solo para a cabine o que garante o conforto a bordo. Os freios com discos nas quatro rodas e a eletrônica, atuam de forma segura e eficiente.  

 

De série o Taos traz a central VW Play, com tela tátil de 10,1 polegadas, conectividade por Apple CarPlay e Android Auto. Fácil de interagir, o acesssório permite acesso a streaming de música, rádio, Bluetooth, além de aplicativos como Meu VW, Skeelo Audiobooks, Estapar, iFood, 12mim Microbooks, Play Kids, Porto Seguro, Get in, Sem Parar, Spotify e Waze. O modelo ainda possui wi-fi nativo também, com pacote de dados à parte. Pode se ajustar o ar-condicionado automático digital de duas zonas pela tela do sistema multimídia ou no próprio equipamento. No fundo do console, motorista e passageiros têm à disposição duas entradas USB e uma tomada 12V.                                                                                                                                                                 

Como assistentes de condução, o SUV médio da Volks é equipado de série com detector de fadiga, Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), aviso de colisão frontal, sensor de ponto cego, assistente de saída de vaga com intervenção de freio, controles de tração e estabilidade.   

                                    

Enfim, apesar de ser o modelo mais recente do mercado, o Taos tem características para estabelecer novos paradigmas, sacudir o mercado e, principalmente, incomodar os concorrentes na categoria dos SUVs médios.

 

FICHA TÉCNICA

 

MOTOR

Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.395cm³ de cilindrada, 16 válvulas, flex, 150cv (gasolina/etanol) a 5.000rpm, e torque de 25,5kgfm entre 1.400rpm e 4.000rpm

 

TRANSMISSÃO

Tração dianteira, com câmbio automático de seis marchas

 

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS

Dianteira, independente, do tipo McPherson;

Traseira, independente, multibraço

Liga leve de 8x18 polegadas, pneus 215/55 R18.

 

DIREÇÃO

Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

 

FREIOS

A discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, com ABS

 

TANQUE

51 litros

 

PORTA MALAS

498 litros.

 

PESO

1.420 kg

 

DIMENSÕES

Comprimento, 4,46m; largura, 1,84m; altura, 1,62m; distância entre-eixos, 2,68m; e altura livre do solo, 18,5cm

 

PREÇO DO VEÍCULO TESTADO

R$ 207.325,00

 

 

Por Waldez Amorin

Sete Lagoas Notícias

 

FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:

Twitter:

https://twitter.com/7lagoasnoticias

Instagram:

https://www.instagram.com/setelagoasnoticias/

Facebook:

https://www.facebook.com/setelagoasnoticias

 

 

Galeria de Fotos:

  • Fotos: Divulgação/Waldez Amorim - Construído sobre a plataforma MQB, o Volkswagen Taos tem como seu principal destaque na categoria a dirigibilidade. Ele é um SUV gostoso de dirigir e que coloca isso como prioridade
Compartilhar

Comentário(s)

Deixe seu comentário
PUBLICIDADE

Automobilismo

  • Saveiro Extreme 2024: Memórias afetivas e a força de uma tradição
  • Novo Volkswagen Virtus: mais seguro, tecnológico e sofisticado
  • Top de linha dos 1.0: Polo Highline 2023 e HB20 Platinum Plus 2023
  • Disputa entre Fiat Argo Drive 1.0 e VW Polo Track: Qual a sua preferência?
  • Waldez Amorim - O futuro é agora
  • Waldez Amorim - O verdadeiro SUV compacto
  • Waldez Amorim - Volkswagen Taos Highline conquista de verdade com o tempo
  • Waldez Amorim - Os perrengues de viajar de carro elétrico em um Brasil sem infraestrutura
  • Waldez Amorim - Design à primeira vista
  • Curvelo tem fim de semana de alta velocidade com GP Gerais

EDITORIAS

  • DESTAQUES
  • CIDADES
  • POLÍTICA
  • POLÍCIA
  • ECONOMIA
  • REGIÃO
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • ANUNCIE

COLUNAS

  • AUTONEWS
  • CONTABILIZANDO
  • SERENIDADE

LINKS ÚTEIS

  • VIA 040
  • PREFEITURA DE SETE LAGOAS
  • CÂMARA MUNICIPAL DE SETE LAGOAS
  • DETRAN-MG
  • CORPO DE BOMBEIROS
  • POLÍCIA MILITAR
  • Política de Privacidade

ESTAMOS NAS REDES

Sete Lagoas Notícias
  • quem somos
  • contato
  • anuncie

© Copyright 2025 - Sete Lagoas Notícias - Todos os direitos reservados

W Site Brasil