Depois de um período fechada para visitação por falta de funcionários, a Gruta do Maquiné, importante bem turístico e arqueológico do estado situado em Cordisburgo, reabrirá na próxima quarta-feira (8). No último sábado (4), os prefeitos de Cordisburgo, Pedro Leopoldo e Lagoa Santa se reuniram na Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas, com o diretor geral o Instituto Estadual de Florestas (IEF), João Paulo Mello Rodrigues Sarmento, e com o Secretário de Desenvolvimento e Turismo de Sete Lagoas, Bruno Chaves Violante e debateram condições para que os serviços nos bens do Circuito das Grutas voltem à normalidade.
Para assegurar o funcionamento das Grutas do Maquiné e Rei do Mato, até a posse dos novos funcionários aprovados no concurso realizado no último domingo (5), uma parceria foi firmada entre a Prefeitura de Sete Lagoas e as instituições, com a disponibilização de alguns funcionários que irão atuar nos locais de visitação. A previsão é para que entre trinta e sessenta dias, os aprovados no concurso público comecem a trabalhar.
A paralisação temporária em grutas da região, conforme informado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), teve como motivação o fim do contrato com a empresa que fornecia mão de obra para o funcionamento dos bens estaduais, o que ocasionou a demissão de grande parte dos funcionários que até então prestavam os serviços. O contrato, firmado por meio de licitação, tinha como limite o último mês de fevereiro, sem previsão de aditivos para prorrogação, impondo ao governo realizar outro processo licitatório após o término da vigência. Como o concurso para provimento de cargos dos novos funcionários só foi realizado já no mês de março, a situação se agravou.
Um dos cartões postais de Sete Lagoas, Gruta Rei do Mato também sofre com falta de funcionários
Na Gruta Rei do Mato, o quadro está reduzido a apenas quatro colaboradores prestando serviços. De acordo com a gestora do patrimônio, Maria Honorina, uma outra reunião será feita nesta terça-feira (7) com representantes da Prefeitura de Sete Lagoas para definir se o patrimônio terá apoio do município com a cessão de mais funcionários. Caso isso ocorra, a gruta funcionará normalmente, atendendo de segunda a sexta e também nos finais de semana. “O que esperamos é que essa semana a prefeitura nos auxilie de alguma forma, para não fecharmos”, explica a gestora.
Insatisfação
Em Cordisburgo, a Gruta do Maquiné está com a visitação suspensa desde o último dia 1º de Março. O fechamento desagradou ao prefeito, Pe. José Mauricio. “Eu acho até que é falta de planejamento, porque se você já tem um processo licitatório com certo prazo, temos que planejar uma nova solução com antecedência”, opina.
De acordo com a administração, a Gruta do Maquiné recebeu, somente em 2016, mais de 40 mil turistas e é previsto receber pelo menos 10 mil visitantes a mais neste ano. O fechamento do bem turístico atinge também o Museu da Gruta, o Monumento Natural Estadual Peter Lund e, evidentemente, o comércio local, que se beneficia da presença de turistas.
Outra importante gruta da região que se encontra fechada é a da Lapinha, em Lagoa Santa. Esta, de acordo com informações passadas por funcionários nesta segunda-feira (6), ainda não tem previsão para reabrir a vistitação ao público.
Por Renato Guedes