Três policiais militares foram detidos em flagrante durante uma ação realizada pela Corregedoria da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) na manhã de terça-feira (1º), em diferentes municípios do estado: Belo Horizonte, Contagem, na Região Metropolitana, e Governador Valadares, no Rio Doce. A operação cumpriu dez mandados de busca e apreensão e resultou na apreensão de aproximadamente R$ 40 mil em espécie, cerca de 290 munições, sete granadas, cinco armas de fogo e balanças de precisão. Os detidos são investigados por suspeita de peculato.
Em Contagem, na residência de um dos militares, foi localizada uma bolsa contendo três granadas de luz e som, duas granadas de gás lacrimogêneo, uma granada de efeito moral e uma de pimenta. O material estava guardado no quarto do filho do policial, em cima de um guarda-roupas.
Outro policial foi preso em Governador Valadares. A equipe encontrou, na casa do cabo da PMMG situada no bairro Grã Duquesa, munições de fuzil (quantidade não especificada pela corporação) e um revólver calibre 38. A terceira prisão foi registrada em Belo Horizonte, mas não houve detalhamento sobre o caso por parte da PMMG.
O capitão Rafael Veríssimo, porta-voz da corporação, afirmou que a operação reflete o compromisso da instituição com a transparência e a apuração de possíveis desvios de conduta. Segundo ele, os policiais presos foram encaminhados às delegacias da Polícia Civil, responsáveis por ouvir testemunhas e envolvidos, além de dar seguimento às investigações.
De acordo com o Código Penal brasileiro, o crime de peculato é caracterizado pela subtração ou desvio, por abuso de confiança, de dinheiro ou bem móvel público, para benefício próprio ou de terceiros, praticado por funcionário público encarregado de sua administração ou guarda. A pena prevista é de reclusão de dois a doze anos, além de multa, podendo incluir também perda do cargo e proibição de exercer funções públicas.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias