O Dia Mundial da Mulher Rural é comemorado neste domingo (15) e as agricultoras familiares que estão à frente de empreendimentos agroecológicos terão a oportunidade de expor e comercializar seu trabalho na I Feira Mineira das Mulheres do Campo. As inscrições estão abertas até o dia 26 de outubro, preenchendo o formulário pela internet.
De acordo com o Governo de Minas, a feira será promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), nos dias 9 e 10 de novembro deste ano, em Belo Horizonte. O evento, de acordo com os organizdores, pretende contribuir para a inclusão produtiva e a promoção da autonomia econômica da mulher trabalhadora do campo.
Ao todo, serão selecionados 50 empreendimentos de agricultoras familiares. Como pré-requisito é necessário que o empreendimento tenha pelo menos duas agricultoras inscritas para exporem e comercializarem seus produtos nos dias do evento.
“A nossa secretaria tem um olhar voltado para a infraestrutura e comercialização da agricultura familiar, à produção agroecológica, agroindústria familiar e ao cooperativismo. Dentro deste contexto, nós entendemos que é de fundamental importância a valorização da mulher e fortalecimento da mulher do campo. É ela quem produz e, muitas vezes, está à frente da liderança do negócio”, enfatiza o secretário da Seda, Professor Neivaldo, em entrevista à Agência Minas.
De acordo com o Governo de Minas, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) possui 214 agroindústrias familiares cadastradas e segundo o fiscal agropecuário do IMA, André Duch, “quase todas as agroindústrias têm uma mulher envolvida. Se não é ela quem coloca a mão na massa, está envolvida como gestora”, informa à Agência Minas.
Por Ana Amélia Maciel
Sete Lagoas Notícias