Um levantamento preliminar feito a partir de dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e da plataforma eletrônica consumidor.gov.br, as duas principais ferramentas de atuação da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, mostra que os setores de telecomunicações e de serviços bancários se mantêm no topo da lista de reclamações dos consumidores. O órgão estima que desde o início de seu funcionamento, até novembro de 2017, as duas ferramentas superaram a casa dos 20,4 milhões de atendimentos a consumidores.
O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) destaca que o que se pode constatar a princípio é que as demandas continuam bem similares às de outros anos. Telefonia celular, telefonia fixa, cartão de crédito e bancos comerciais são os assuntos mais demandados pelos consumidores, que, na maioria dos casos, reclamam de problemas com cobrança e/ou com contratos, vício ou má qualidade de produto ou serviço e problemas com SAC das empresas.
A diretora do DPDC ainda destaca que o número de atendimentos tem aumentado gradativamente, com uma média de dois milhões e meio de consumidores ao ano apresentando suas queixas aos órgãos de proteção e defesa do consumidor espalhados por todo o Brasil.
Da Redação
Com Agências
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