A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sete Lagoas emitiu, nesta terça-feira (29), um novo comunicado a respeito da investigação do episódio registrado no domingo (27), quando um caminhoneiro foi baleado por um agente da corporação. A ocorrência aconteceu durante a procissão de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, no momento em que agentes da corporação sinalizavam o encerramento da carreata.
A nota informa que os dois agentes diretamente envolvidos na ação foram afastados preventivamente de suas funções operacionais. De acordo com a GCM, a medida visa garantir a imparcialidade da apuração, que está sendo conduzida em conjunto pela Corregedoria da instituição e pela Polícia Civil de Minas Gerais.
O comunicado também destaca que a Prefeitura de Sete Lagoas iniciou o processo de aquisição de câmeras corporais para todos os integrantes da corporação. A administração municipal confirmou que o uso permanente desse equipamento será implementado como parte das ações de fiscalização e transparência em futuras abordagens.
O guarda municipal, de 45 anos, foi levado à delegacia para prestar depoimento. Segundo a Polícia Civil, a prisão em flagrante não foi confirmada pela autoridade policial, que considerou a possibilidade de legítima defesa. O agente foi liberado e permanece sendo investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios de Sete Lagoas.
Leia nota na íntegra:
A Guarda Civil informa que os dois agentes envolvidos na ocorrência registrada durante a Carreata de São Cristóvão, no domingo, 27 de julho, foram afastados preventivamente de suas funções operacionais. A medida visa garantir a transparência e isenção nas investigações conduzidas pela Corregedoria da Guarda Municipal e pela Polícia Civil.
Como resposta ao episódio e em busca de aprimorar os mecanismos de fiscalização e controle das abordagens, a administração municipal iniciou, nesta segunda-feira (28), o processo de aquisição de câmeras corporais para todos os agentes da GCM. O objetivo é reforçar a transparência nas ações operacionais e prevenir ocorrências semelhantes no futuro.
Sobre o fato, informamos que já está sendo devidamente investigado pela Polícia Civil.
A Guarda Civil Municipal lamenta profundamente o desfecho da ocorrência, é solidária à família da vítima e reforça o compromisso com a apuração rigorosa dos fatos, garantindo a legalidade e o respeito aos direitos de todos os envolvidos.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias