Que tal comprar um modelo com desenho semelhante ao de um BMW X6, foco na esportividade e sem pagar o valor acima dos R$ 550 mil pedidos pelo modelo da marca da Bavária?
Se a proposta interessou, o Nivus, o SUV coupé do Volkswagen, é o seu próximo carro. o Polo, o Nivus herdou apenas as portas e o teto. Capô, para-lamas, faróis e toda a traseira são novos. O design, graças ao caimento suave do teto, é o ponto alto no modelo da Volkswagen.
Um estilo que remete além do X6, lembra os Mercedes GLC e GLE coupé, mas que teve início com o Ssangyong Actyon de 2005.
Apesar de estilo, ao abrir a porta uma falha que não deveria existir em um carro de mais de R$ 100.000, R$ 108.390, preço do carro avaliado, salta aos olhos, o interior possui plásticos duros na região superior do painel, nas laterais das portas e no console central. Questão de custos.
Sob o capô o SUV coupé é equipado com o eficiente motor de três cilindros 1.0 turbinado com injeção direta (EA211) de 116 cv / 128 cv que sobe rápido de rotação e o carro ganha velocidade sem esforços.
O peso do Volkswagen Nivus Highline é de 1.199 kg (1.252 kg no T-Cross Comfortline 200 TSI).
O câmbio é automático de seis marchas do fabricante Aisin que permite trocas sequenciais realizadas tanto pela alavanca quanto pelas borboletas atrás do volante.
O consumo fica na média de 10 km/l na cidade e 13 km/l na estrada.
Na estrada, rodando a 80 km/h, o ponteiro do conta-giros marca 1.500 rpm, enquanto a 100 km/h pouco abaixo dos 2.000 rpm.
A direção, assistida eletricamente, é precisa e rápida, enquanto as suspensões, tanto dianteira quanto traseira, são bem calibradas, não deixando a carroceria além do necessário, o que resulta em equilíbrio, consequentemente a estabilidade, ao contornar as curvas mais acentuadas em velocidades mais altas.
O conforto dos ocupantes é garantido pelos confortáveis bancos revestidos em couro, juntamente com o cobiçado quadro de instrumentos totalmente digital Active Info Display.
No centro painel está a desejada central multimídia VW Play de 10,1” totalmente desenvolvida no Brasil com conectividade Android Auto/Apple CarPlay que permite baixar aplicativos, como o iFood ou Waze, da VW Play Apps, a loja de aplicativos da Volkswagen, mesmo que utilizando a internet compartilhada pelo smartphone, pois não está presente um sistema de Wi-Fi nativo, como acontece nos concorrentes.
A qualidade sonora do Volkswagen Nivus é garantida pelo sistema de som que possui seis alto-falantes.
Para os viajantes do banco traseiro, o lançamento da Volks possui espaço satisfatório para as pernas devido ao entre-eixos do Polo, sendo menor comparado ao do Virtus e do T-Cross.
Os ocupantes com alta estatura podem raspar a cabeça no teto por conta da caída do teto, mas contam com saídas de ar e uma entrada USB, a outra porta está localizada abaixo do painel à frente da alavanca do câmbio.
No quesito segurança, o Nivus Highline é equipado com o controlador de velocidade adaptativo com função de frenagem de emergência e monitoramento frontal, sistema autônomo de anti-colisão dianteiro (funciona até 50 km/h), seis airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida em rampas, controles eletrônicos de tração/estabilidade, Isofix para fixação de bancos infantis, sensores de chuva/crepuscular e de estacionamento dianteiros/traseiros com câmera de ré, além do detector de fadiga do motorista.
O Nivus é um carro que agrada, principalmente nos quesitos visual e dirigibilidade. Além disso, o SUV coupé da Volks é um concorrente de peso nos segmentos dos SUVs e tem argumentos de sobra para vencer os concorrentes de sua categoria.
FICHA TÉCNICA
Motor: três cilindros em linha, 1.0, 12V, turbo, injeção direta, duplo comando variável
Cilindrada: 999 cm3
Combustível: flex
Potência: 116 cv (g) e 128 cv a 5.500 rpm (e)
Torque: 20,4 kgfm a 2.000 rpm (g/e)
Câmbio: automático sequencial, seis marchas
Direção: elétrica
Suspensão: MacPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: discos ventilados (d) e discos sólidos (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,266 m (c), 1,757 m (l), 1,493 m (a)
Entre-eixos: 2,566 m
Pneus: 205/55 R17
Porta-malas: 415 litros
Tanque: 52 litros
Peso: 1.199 kg
Carro avaliado: R$ 108.390
ADVERTÊNCIA: Todas as informações e opiniões expressas nas colunas são de responsabilidade de seus autores.