São nos pequenos detalhes como uma manutenção preventiva em dia que estão as diferenças entre o valor de um serviço básico ou um rombo no orçamento dos proprietários. Para muitos donos de veículos, o melhor é nem mexer no motor, devido aos riscos envolvidos de estragar as partes elétricas e eletrônicas, que na maioria das vezes possuem valores bem expressivos. Mas, assim como o restante do veículo, o motor também merece cuidados e, principalmente, limpeza.
Por fim, se essa limpeza ou o embelezamento não importam, pense na durabilidade, afinal, a saúde do coração dos automóveis está ligada intimamente com o modo como os proprietários cuidam dos pequenos detalhes, como cuidam do motor.
Combustível
Lembre-se, a qualidade da gasolina influencia na vida útil do motor. Gasolina de má qualidade danifica e é responsável também por causar problemas de funcionamento na bomba de combustível, bicos injetores, no filtro e, nos casos mais graves, pode até mesmo corroer os pistões e fundir o motor.
Sempre que possível, o ideal é utilizar gasolina aditivada, que limpa resíduos internos e possui maior octanagem. Além disso, prefira abastecer nos postos de confiança e observe o comportamento do carro.
Lubrificante
Para que ocorra uma boa lubrificação, é necessário que o tempo indicado pelo fabricante do veículo para a troca de óleo seja respeitado e, principalmente, nunca use um óleo com especificações contrárias ao do manual do veículo.
Dessa forma, observar “detalhes”, como a letra que segue o “S”, que determina o “estágio de evolução” do óleo, é importante. Assim, observe a segunda letra, após o “S”, que pode ir de A a M, ou seja: SA, SB até SM. Essa classificação significa a evolução da qualidade dos óleos.
Marchas
Evite “esticadas” das marchas feitas de forma desnecessárias, ou seja, procure mudar as trocas o mais suavemente possível. Sempre que possível, abaixo dos 2.000 RPM. Outra dica é acelerar com moderação, o bolso agradece.
Limpeza
Algumas partes do motor, como a central eletrônica, por motivos óbvios, não devem ser lavadas. O ideal é procurar um especialista para que ele retire restos de terra, barro e pó, pois o acúmulo de sujeira prejudica a refrigeração do motor, além de ressecar mangueiras, dutos e rolamentos. Sempre faça uma inspeção visual e limpe com um pano úmido as partes com mais sujeira, sempre com o motor desligado.
Amaciar o motor
Todo carro que sai novo da concessionária precisa de um tempo para que as peças mais justas se acomodem dentro do propulsor. Dessa forma, evite exceder determinadas velocidades nos primeiros três mil quilômetros e, sempre que possível, deixar o motor aquecer por algum tempo, cerca de três minutos, antes de utilizar o veículo.
Tempo estimado para a troca de alguns dos componentes do motor
· Óleo do motor – Troca deve ser feita a cada 6 meses ou 10 mil quilômetros.
· Correia dentada- Revisão a cada 6 meses ou 10 mil quilômetros. Troca a cada 60 mil quilômetros.
· Velas – Revisão a cada 10 mil quilômetros. Troca a cada 20 mil quilômetros.
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