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Jornalista especializado em automóveis, carros de corrida e corridas de carros. Há mais de 20 anos apresenta e busca soluções para falhas de veículos nacionais e importados na sessão Autodefesa da revista Quatro Rodas. É formado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul-RS.
 

Waldez Amorim - Vida longa, e com saúde

02/08/17 - 14:16

 

 

 

São nos pequenos detalhes como uma manutenção preventiva em dia que estão as diferenças entre o valor de um serviço básico ou um rombo no orçamento dos proprietários. Para muitos donos de veículos, o melhor é nem mexer no motor, devido aos riscos envolvidos de estragar as partes elétricas e eletrônicas, que na maioria das vezes possuem valores bem expressivos. Mas, assim como o restante do veículo, o motor também merece cuidados e, principalmente, limpeza.                                                                                                                

Por fim, se essa limpeza ou o embelezamento não importam, pense na durabilidade, afinal, a saúde do coração dos automóveis está ligada intimamente com o modo como os proprietários cuidam dos pequenos detalhes, como cuidam do motor.                                      

 

Combustível                

 

Lembre-se, a qualidade da gasolina influencia na vida útil do motor. Gasolina de má qualidade danifica e é responsável também por causar problemas de funcionamento na bomba de combustível, bicos injetores, no filtro e, nos casos mais graves, pode até mesmo corroer os pistões e fundir o motor.                                                                   

 

Sempre que possível, o ideal é utilizar gasolina aditivada, que limpa resíduos internos e possui maior octanagem. Além disso, prefira abastecer nos postos de confiança e observe o comportamento do carro.                            

 

Lubrificante

 

Para que ocorra uma boa lubrificação, é necessário que o tempo indicado pelo fabricante do veículo para a troca de óleo seja respeitado e, principalmente, nunca use um óleo com especificações contrárias ao do manual do veículo.                                                                                        

Dessa forma, observar “detalhes”, como a letra que segue o “S”, que determina o “estágio de evolução” do óleo, é importante. Assim, observe a segunda letra, após o “S”, que pode ir de A a M, ou seja: SA, SB até SM. Essa classificação significa a evolução da qualidade dos óleos.

 

Marchas                                                                                                                                                                           

 

Evite “esticadas” das marchas feitas de forma desnecessárias, ou seja, procure mudar as trocas o mais suavemente possível. Sempre que possível, abaixo dos 2.000 RPM. Outra dica é acelerar com moderação, o bolso agradece.

 

Limpeza                                                                                                                               

 

Algumas partes do motor, como a central eletrônica, por motivos óbvios, não devem ser lavadas. O ideal é procurar um especialista para que ele retire restos de terra, barro e pó, pois o acúmulo de sujeira prejudica a refrigeração do motor, além de ressecar mangueiras, dutos e rolamentos. Sempre faça uma inspeção visual e limpe com um pano úmido as partes com mais sujeira, sempre com o motor desligado.

 

Amaciar o motor

 

Todo carro que sai novo da concessionária precisa de um tempo para que as peças mais justas se acomodem dentro do propulsor. Dessa forma, evite exceder determinadas velocidades nos primeiros três mil quilômetros e, sempre que possível, deixar o motor aquecer por algum tempo, cerca de três minutos, antes de utilizar o veículo.

 

Tempo estimado para a troca de alguns dos componentes do motor

 

·         Óleo do motor – Troca deve ser feita a cada 6 meses ou 10 mil quilômetros.

·         Correia dentada- Revisão a cada 6 meses ou 10 mil quilômetros. Troca a cada 60 mil quilômetros.

·         Velas – Revisão a cada 10 mil quilômetros. Troca a cada 20 mil quilômetros.

 

 

 

 

ADVERTÊNCIA: Todas as informações e opiniões expressas nas colunas são de responsabilidade de seus autores.

 

 

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