Toyota Corolla e Polo receberam nota máxima nos testes realizados pelo Latin NCap
O Toyota Corolla nacional, reestilizado em março desse ano, agora equipado com sete airbags de série, em todas as versões junto com o Polo, hatch recém-lançado pela Volks com quatro airbags e controle de tração, recebeu cinco estrelas nos testes de segurança do Latin NCAP, Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe. O dois modelos receberam a nota máxima nos testes de proteção dos ocupantes tanto adultos quanto para crianças.
Nos ensaios para avaliar a proteção das crianças é avaliado o comportamento dinâmico dos sistemas de retenção infantil (as “cadeirinhas de criança") nos testes frontal e lateral, além da facilidade e segurança na instalação desses dispositivos.
Tanto o da Toyota quanto o da Volks conseguiram ainda o desempenho máximo em impactos frontal- a 64 km/h contra uma barreira deformável descentrada (40%) –, impacto lateral (contra uma barreira deformável montada em um trenó a 50 km/h contra o veículo) e impacto lateral contra poste – o veículo é lançado lateralmente a 29 km/h em direção a um poste., teste que exige a presença de airbags de cortina com o objetivo de proteção das cabeças dos ocupantes (adultos e crianças) nas duas fileiras de bancos.
Proteção para pedestres
O novo Polo recebeu ainda o prêmio “Advanced Award” concedido pelo Latin NCap aos veículos que atendem aos critérios de proteção a pedestres. A avaliação é feita com base em testes que simulam situações de acidentes envolvendo pedestres, conforme padrões estabelecidos por legislação europeia.
Com relação ao Corolla, o sedan da montadora japonesa recebeu o controle de estabilidade na atual geração, passou também no teste de controle de estabilidade que agora cumpre os requisitos do Latin NCap.
Adicionalmente, o Latin NCAP atribuiu ao Novo Polo o Advanced Award, destinado a veículos que atendem critérios de proteção a pedestres – o Volkswagen é o primeiro modelo comercializado no Brasil a receber esse prêmio. A avaliação é feita com base em testes que simulam situações de acidentes envolvendo pedestres, conforme padrões estabelecidos por legislação europeia.
ADVERTÊNCIA: Todas as opiniões e informações expressas nas colunas são de responsabilidade de seus autores