Desempenho e economia, palavras que na maioria das vezes são opostas quando se referem ao motor de um automóvel. A expressão “na maioria das vezes” foi colocada na frase acima como uma advertência, ou seja, quer dizer que é possível unir as duas características, desde que você esteja disposto a consultar a tabela dos importados e, principalmente, pagar o valor expressivo para unir os opostos.
Em busca de saber se é possível unir essas duas características, sem gastar tanto, nós do portal SeteLagoasNotícias.com.br, decidimos solicitar a Volkswagen o Up!. Então, a montadora alemã nos enviou o recém lançado Up! 2018 na versão Cross, que segundo o site da Volks, com os opcionais encontrados no carro, custa R$ 59.991,00.
O motor EA 211, 1.0 de três cilindros, flex, duplo comando de válvulas, injeção direta e turbinado gera 101/105 cavalos de potência, 16,8 Kgfm de torque.
O resultado é a interessante relação peso/ potência de 9,44 kg/cv mesmo com a vibração e ruídos típicos de propulsores com número ímpar de cilindros, sinal dos novos tempos.
Na estrada, o resultado do casamento desse motor com o câmbio de cinco marchas com engates precisos foi um desempenho digno de motores maiores, sem as constantes reduções de marchas nas subidas e ultrapassagens. Mesmo sendo leve, e alto, a estabilidade é garantida pelas rodas de 15 polegadas calçadas com os pneus 185/60 que passam segurança nas curvas.
Mas é na cidade que o Cross UP! se sente em casa. O carro ganha velocidade com facilidade, mesmo nas subidas mais íngremes, ode ser manobrado nos menores espaços graças ao tamanho reduzido, aos sensores de estacionamento traseiro com gráficos no painel e a direção elétrica, que poderia ser um pouco mais leve nas manobras em baixa velocidade.
Apesar de não existir almoço grátis, o carro ainda pode ser considerado comedido no consumo de combustível com médias de 13,7 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada. A suspensão é rígida e não faz questão de ser discreta e transafere sem cerimônias as imperfeições do asfalto para a cabine, basta passar por algum buraco ou valeta para ouvir as indesejáveis batidas secas no interior do Cross Up!
Por dentro, mesmo compacto, o espaço interno é suficiente, afinal as rodas se encontram bem nas extremidades da carroceria de quatro portas. O porta-malas é dividido em duas partes por uma tampa. O compartimento tem a parte mais rasa, e mais compacta e outro mais espaço mais profundo que permite acessar os 285 litros de capacidade anunciados pela montadora alemã.
Os pontos negativos ficam por conta da falta das entradas da USB, dos vidros elétricos para os passageiros de trás e o alarme, que não sobe os vidros quando é acionado.
Por outro lado, o Cross Up! foi o carro que que pareou o celular com o rádio, através do Bluetooth, que passou pela redação. Dessa forma, o carro recebeu a avaliação positiva e deixou saudades ao passar por nossas mãos.
Motor: Dianteiro, transversal, 3 cilindros, 12V, comando duplo variável, injeção direta, flex.
Capacidade: 999. cm³.
Potência: 105/101 cv a 5.000 rpm.
Torque: 16,8 kgfm a 1.500 rpm.
Câmbio: Manual de cinco marchas, tração dianteira.
Direção: Elétrica.
Suspensão: Independente McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira).
Freios: Discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira),
Pneus: 185/60 R15.
Comprimento: 3,68 metros.
Largura: 1,64 metro.
Altura: 1,50 metro.
Entre-eixos: 2,42 metros.
Tanque de combustível: 50 litros.
Porta-malas: 285 litros.
Peso: 1.003 kg.
Preço da versão avaliada: R$ 59.991,00. (segundo o site da montadora).
ADVERTÊNCIA: Todas as informações e opiniões expressas nas colunas são de responsabilidade de seus autores.