Fotos: Fiat
A Fiat volta a adotar as 1.300 cilindradas no Uno. Dessa vez, o propulsor utilizado pela última vez em 2002, agora recebeu no me de Firefly, vagalume em inglês. A versão 2017 do Uno é o primeiro modelo da FCA a receber a nova família de motores GSE (Global Small Engine, ou motor pequeno global) que vem para atender às normas de emissão do Euro 6 e Proconve 6.
Na versão 1.0 de 3 cilindros, o propulsor, que tem bloco de alumínio e duas válvulas por cilindro, tem potência de 72/77cv e 10,4 e 10,9 kgfm de torque respectivamente a 3.850 rpm. Já na versão de 1.300 cilindradas a potência é de 101/109cv e 13,7 e 14,2 kgfm a 3.500 rpm, movido a gasolina e etanol respectivamente. Além do novo motor, o Uno 2017 adota grade dianteira mais aberta com dois filetes horizontais e novo para-choque com novas molduras para os faróis de neblina. Na traseira a peça é a mesma.
Com o objetivo de reduzir o consumo, agora a direção é elétrica e tem a função City como item de série em todas as funções, sistema que ao toque de um botão deixa a direção praticamente 50% mais leve durante as manobras de estacionamento. O controle de estabilidade ESP vem de série nos modelos equipados com câmbio dualogic e é opcional nas demais versões. Por dentro, o quadro de instrumentos recebeu novo grafismo, display com tela LCD de 3,5 polegadas e opcionais como a central multimídia com tela de 6,2 polegadas. O compacto pode vir equipado com câmera de ré, retrovisor elétrico com função tilt down, que se abaixa ao engatar a machá ré.
Na versão 1.3 o modelo vem equipado com Start&Stop e auxílio de partida em rampa, mas nenhuma versão do compacto oferece o sistema Isofix para assentos infantis. A versão Sporting mantém a logotipo “R” oferece os mesmos equipamentos da versão 1.3 Way mais rodas de liga leve de 15 polegadas, interior na cor preta com detalhes em vermelho, suspensão com acerto esportivo, ponteira de escape dupla cromada, minissaias laterais, spoiler na tampa traseira, grade em preto brilhante, faixas laterais, molduras nas caixas de roda, soleiras de porta e tapetes acarpetados. Por fim a versão Sporting 1.3 Dualogic acrescenta auxílio de partida em rampa, controles eletrônicos de tração e estabilidade e trocas de marcha por aletas no volante.
· Fiat Uno 2017 Attractive 1.0 -- R$ 41.840 reais: ar-condicionado, direção elétrica, faróis de neblina, vidros e travas elétricos, computador de bordo e volante multifuncional;
· Fiat Uno 2017 Way 1.0 -- R$ 42.970 reais: todos os itens do Attractive e acrescenta barras longitudinais no teto, faróis com máscara negra, suspensão elevada, retrovisores com indicador de direção e molduras nas caixas de roda na cor cinza.
· Fiat Uno 2017 Way 1.3 -- R$ 47.640 reais: mesmos itens do Way 1.0 e acrescenta start-stop, chave canivete com fechamento de portas e vidros e rádio com entrada USB.
· Fiat Uno 2017 Way 1.3 Dualogic -- R$ 51.990 reais: mesmos itens do Way 1.3, mais câmbio automatizado Dualogic, auxílio de partida em rampas e controles de tração e estabilidade.
· Fiat Uno 2017 Sporting 1.3 -- R$ 49.340 reais: mesmos itens do Way 1.3 manual, mais suspensão com acerto esportivo, spoiler na tampa do porta-malas, escapamento em posição central, rodas de 15 polegadas, grade dianteira, maçanetas externas e capa dos retrovisores em preto brilhante.
· Fiat Uno 2017 Sporting 1.3 Dualogic -- R$ 53.690 reais: mesmos da Sporting 1.3, mais câmbio automatizado Dualogic, auxílio de partida em rampas e controles de tração e estabilidade.
ADVERTÊNCIA: Todas as informações e opiniões expressas nas colunas são de responsabilidade de seus autores.