O Polo chegou ao Brasil em 1996 com o nome Classic, sedan e trazido da Argentina. Em 2002, as pretensões da Volks com o modelo aumentaram, a montadora alemã tinha como objetivo transformar o carro em um compacto Premium com qualidade mundial e o modelo durou até 2014, quando saiu de linha.
Para continuar essa história, a Volkswagen apresentou, em Berlim, Alemanha, a sexta geração do compacto, que deverá ser vendido por aqui até o final de 2017. O novo Polo ainda servirá como base para um sedan (Virtus, com produção ainda em 2017), um SUV compacto (baseado no conceito T-Cross) e um quarto modelo, ainda não revelado pela montadora, mas que possivelmente será uma picape que terá como concorrentes a Renault Oroch e a Fiat Toro.
Maior e mais moderno
Utilizando a plataforma MQB A0, uma variação encurtada da base MQB utilizada pelo Golf e no Audi A3, o Polo cresceu para todos os lados. Com design inspirado em modelos da Volks como o sedan Arteon, o Polo tem 4,05 m de comprimento (7 cm maior do que a geração anterior) 1,75 m de largura (7 cm a mais), 1,44 m de altura e distância entre-eixos de 2,56 cm (9 cm maior). O porta-malas ficou maior e agora conta 350 litros.
No Brasil, especula-se quatro diferentes motores para equipar o Polo, o motor 1.6 MSI (120 cv), 1.4 TSI (150 cv), 1.0 turbo (125 cv) utilizado no Golf ou o futuro lançamento 1.0 TSI tricilíndrico com 105 cavalos. Um dos destaques no novo Polo são as novas tecnologias, nenhuma confirmada para ser adotada no Brasil, mas que acompanham a versão europeia.
O quadro de instrumentos, analógico, foi substituído, nas versões top de linha, por uma tela digital que forma um desenho integrado com o sistema multimídia, tecnologia que deverá ser vendida no Polo de 6ª geração como um item opcional.
No Polo recém apresentado ainda estão outras tecnologias como a frenagem automática para pedestres e para evitar acidentes, assistente de estacionamento, monitoramento de pontos cegos e de tráfego cruzado e o controle de velocidade adaptativo, capaz de parar completamente e acelerar novamente dependendo do tráfego.
Brasil
O modelo brasileiro será produzido na recém-modernizada fábrica de São Bernardo do Campo-SP e ficará posicionado entre o Fox e o Golf. Dessa forma, o Gol atual será o modelo de entrada da montadora alemã, abaixo do Up! (recém-reestilizado e mais bem equipado). O modelo brasileiro foi flagrado rodando em testes no interior de São Paulo em abril desse ano.
ADVERTÊNCIA: Todas as informações e opiniões expressas nas colunas são de responsabilidade de seus autores.