Novo Fiesta não vem para o Brasil, mas Ka ganha novas versões com câmbio de dupla embreagem e motor 1.6
Depois de perder o quarto posto entre as maiores do Brasil, a Ford refaz os planos para o mercado brasileiro. Se o leitor esperava pela nova geração do Fiesta, é melhor não se animar muito, pois, o modelo maior e com melhor acabamento não está nos planos da Ford brasileira, pelo menos por enquanto.
Como o novo modelo se aproxima muito do Focus atual, principalmente em preço, a empresa quer evitar as brigas em família.
Dessa forma, a prioridade da Ford será a atualização do Focus, que segue com vendas próximas do Golf, em 2018. O mais esperado é que o atual Fiesta receba uma leve reestilização para manter a competitividade e mantenha a produção em São Bernardo do Campo (SP), mas em baixo volume.
Novas versões do Ka
Com essa mudança de planos da marca norte americana, o Ka, caçula da Ford, teve autorização da matriz para aumentar a família e, dessa forma, ganhar novas versões.
A primeira dessas novidades deverá ser a versão Trail, que foi mostrada no Salão do Automóvel de 2016. Logo depois o Ka deve receber o problemático câmbio Powershift com dupla embreagem e o motor 1.6.
Assim, a Ford volta a concentrar os esforços na fábrica de Camaçari (BA), que além do Ka, e as novas versões, produzirá o EcoSport reestilizado no primeiro trimestre.
Versão aventureira do novo Focus
A próxima geração do Focus está sendo desenvolvida usando como mula a versão atual (leia sobre o termo http://www.reclameauto.com.br/noticias/mulas/).
Se os Focus da primeira geração eram mais voltados para a direção mais empolgante e a atual geração privilegia o conforto, dessa vez a Ford quer fazer que a nova geração do hatch reviva as características da versão pioneira.
Dessa forma, o hatch terá entre-eixos ligeiramente maior para aumentar o espaço no banco traseiro. Além disso, o Focus terá uma versão aventureira, chamada Active, ainda em alta no Velho Continente.
O carro terá molduras plásticas nas caixas de roda, para-choques diferenciados e suspensão elevada. Será uma opção entre o EcoSport e o Kuga, SUV médio derivado do Focus. O objetivo é competir com o Golf AllTrack, baseado na perua Golf.
O Focus 2018 terá como motores o 1.0 EcoBoost de três cilindros com potências entre 99 cv e 138 cv, o 1.5 TDCI a diesel com potências de 84 cv e 118 cv, além de um 2.0 com mais de 150 cv. A versão elétrica, permanecerá disponível.
ADVERTÊNCIA: Todas as informações e opiniões expressas nas colunas são de responsabilidade de seus autores.