Fotos: Divulgação
Citroen e Peugeot formam o grupo PSA, compartilhando tecnologias e matéria prima na produção dos dois carros franceses, que há tempos já caíram no gosto do brasileiro. O Portal SeteLagoasNotícias.com.br decidiu, então, descobrir quais são as diferenças entre o Citroen C3 e o Peugeot 208, modelos que utilizam a mesma plataforma e powertrain.
O primeiro veículo que pudemos experimentar foi o C3 1.2 Pure Tech Tendance, com para brisa Zenith. Durante os dez dias de testes com o modelo equipado com motor 1.2 de três cilindros com 84 cavalos utilizando gasolina ou 90 cavalos com álcool, 12,2 kgfm ou 12,9 kgfm de torque, respectivamente, houve a certeza de que mesmo diminuindo a potência do carro, a Citroen acertou ao mudar o motor do modelo produzido em Porto Real (RJ).
O carro é ágil no dia a dia, fácil de dirigir, especialmente nas manobras e, econômico, com média de 10,5 Km/l no trânsito urbano, mérito do conjunto mecânico que vem da França. Conhecido por ser o modelo preferido das mulheres, o C3 tem os pedais bem próximos um do outro, o que faz com que seja fácil fazer um “punta taco” sem querer. Em compensação, para economizar, a marcha ideal é escrita no painel.
Existe muito plástico no painel e o material passa a impressão de que ficará riscado facilmente, ainda mais para uma motorista que tem crianças. O para-brisa panorâmico trás para-sóis sem espelhos, o que conta ponto a menos para condutoras que não dispensam esse item.
A luz ambiente interna, que no C3 fica dos lados, acima das portas, é fraca quando precisa ser utilizada, ou seja, em ambientes escuros. O rádio vem em uma central multimídia com tela de sete polegadas, sensível ao toque com espelhamento por CarPlay e Mirror Link, mas oferecida como opcional junto com o ar-condicionado digital por R$ 1.850.
Para quem busca conforto, a direção elétrica e a suspensão são capazes de agradar. No dia a dia, o carro, mesmo sentindo o peso da idade, ainda agrada e é capaz de atrair olhares femininos por causa do charme.
Por que tão diferentes?
Quando percebi que poderia dirigir dois modelos com a mesma plataforma e o mesmo conjunto de motor e câmbio, pensei que seria algo até certo ponto monótono. Mas, confesso, o Peugeot 208 me trouxe boas lembranças, mas ainda não sei se porque o carro é dessa forma ou passou por algum cuidado dispensado pela fábrica.
A começar pelo volante pequeno, direção direta e, principalmente, pela posição esportiva de dirigir, mais baixa. O motor é o mesmo Pure Tech 1.2 litro de três cilindros com foco na economia de combustível. Resumindo, o novo motor perdeu 3 cv e 1 mkgf de torque em relação ao antecessor 1.5. Parece um passo atrás, mas, segundo a Peugeot, o novo motor é até 37% mais econômico que o velho propulsor.
Se o C3, lançado em agosto de 2012, trás o peso da idade, o 208 trás o vigor da juventude, inclusive com os riscos. Na estrada, por exemplo, a leveza da direção elétrica exige cuidados. Em compensação, característica comum em motores com número ímpar de cilindros, a vibração é bem filtrada no 208. Característica nos modelos franceses, os dois carros não sobem os vidros após o motorista fechar as portas apertando o botão na chave.
Mais presente no modelo com a marca do leão, o câmbio algumas vezes soltou a marcha ao sair da imobilidade e outras vezes arranhou.
Com dois adultos, uma criança e mais carga, o motor, que vinha se comportando como um esportista digno de olimpíadas, começou a exigir mais reduções de marchas.
Por fim, os dois carros cumpriram a proposta a que se destinam, ou seja, economia de combustível, com destaque para o 208, que deixou uma sensação de saudade dos modelos esportivos fabricados nas décadas de 70 e 80.
Vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=yhj08ZvdS98 (208)
Ficha técnica C3
Motor: Dianteiro, transversal, 3 cil. em linha, 12V, comando duplo, flex.
Cilindrada: 1.199 cm³
Potência: 90/84 cv a 5.750 rpm
Torque: 13/12,2 kgfm a 2.750 rpm
Câmbio: Manual de 5 marchas, tração dianteira
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)
Freios: Discos ventilados (diant.) e tambores (tras.)
Pneus: 195/60 R15
Dimensões: Comprimento 3,94 m; Largura 1,70 m; Altura 1,52 m; Entre-eixos 2,46 m
Tanque: 55 litros
Porta-malas: 300 litros (fabricante)
Peso: 1.100 kg
Preço: R$ 52.690.
Ficha técnica 208
Ficha técnica
Motor: Dianteiro, transversal, 3 cil. em linha, 12V, comando duplo, injeção direta, flex
Cilindrada: 1.199 cm³
Potência: 90 cv a 5.750 rpm
Torque: 13 kgfm a 2.750 rpm
Câmbio: Manual de 5 marchas, tração dianteira
Direção: Elétrica
Suspensão: Indep. McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)
Freios: Discos sólidos (diant.) e tambores (tras.)
Pneus: 195/60 R15
Dimensões: Compr.: 3,97 m; largura: 1,70 m; altura: 1,47 m; entre-eixos: 2,54 m
Tanque: 55 litros
Porta-malas: 285 litros (fabricante), 286 litros (aferido AE)
Peso: 1.073 kg
Preço: R$ 54.990.