Fotos: Divulgação - Após a nota zero no teste de segurança, Latin NCap recomenda que GM equipe o Onix com air bags laterais
Depois da reprovação do Onix no teste de impactos laterais realizado pelo Instituto Latin NCap a associação de consumidores Proteste, parceira do instituto, afirmou que irá solicitar a retirada do Onix do mercado.
O secretário do Latin NCap, Alejandro Furas declarou que a entidade está desapontada com o resultado do Onix e questionou a comercialização do modelo da marca norte americana. “A GM dz que o Onix é baseado em uma plataforma global.Como ela é autorizada a oferecer um carro com padrão tão baixo para ser vendido na América Latina,” questiona Alejandro.
A polêmica começou depois que o Latin NCap divulgou, na semana passada, as informações do teste de colisão lateral com o Chevrolet Onix. Na avaliação o modelo mais vendido do Brasil não recebeu nenhuma estrela e foi classificado como “pobre” nos testes realizados pelo instituto.
A associação independente, que avalia os carros novos nas versões mais básicas que serão comercializados na América Latina e Caribe desde 2010, divulgou um relatório dizendo que em caso de pancadas laterais, os riscos para os ocupantes adultos dos bancos dianteiros são altos, devido, principalmente, a falta de estrutura para absorver o impacto.
“O teste de impacto lateral evidenciou uma compressão alta no peito do passageiro adulto, revelando uma alta penetração na estrutura. O Onix não contava com dispositivo de absorção de energia na estrutura da carroceria para o impacto lateral, apenas barras nas portas”, afirmou o relatório divulgado pelo Latin NCap.
Em 2014, quando o Onix foi avaliado pela primeira vez, o modelo da GM havia recebido três estrelas no teste. Agora, avaliado de acordo com o novo padrão de testes para as colisões laterais adotados pelo Latin NCap, o hatch teve a nota zerada.
Proteção para as crianças
Nos testes destinados a medir a proteção infantil o compacto da GM recebeu três estrelas, uma classificação considerada aceitável pelo Latin NCap.
De acordo com o instituto os motivos foram dois a falta de Isofix e a ausência do cinto de três pontos para o passageiro central do banco de trás. “O modelo oferece apenas um cinto de segurança de dois pontos na posição central traseira, carecendo de ancoragens Isofix (tipo fixação para prender cadeirinhas). Além disso, a porta traseira direita se abriu durante o teste, expondo as crianças a maiores riscos”, afirmou o relatório do Latin NCap.
Questionada, a GM emitiu a seguinte nota:
“O Chevrolet Onix cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul.
A GM compartilha o objetivo de melhorar a segurança rodoviária em todo o mundo e busca a melhoria contínua da segurança dos veículos à medida em que novas tecnologias se tornem disponíveis.
A GM coloca o cliente no centro de tudo e anunciou em 2015 um investimento de bilhões de dólares para o desenvolvimento de uma família de veículos totalmente nova, respondendo à rápida mudança da demanda de clientes na América Latina e em outros mercados globais em crescimento.
A GM está sempre procurando formas melhores e mais inovadoras de atender às necessidades em constante evolução dos clientes globais e melhorar o desempenho em segurança. Por essa razão, lançamos recentemente o OnStar em todos os principais países da América do Sul.
O OnStar oferece serviços únicos de emergência que ajudam a fornecer uma resposta rápida e salvam vidas em acidentes de carro. O Onix é o único veículo da sua categoria a oferecer este tipo de tecnologia.
Combinado com airbags duplos e freios ABS com distribuição eletrônica de força de frenagem, acreditamos que o Onix é um dos veículos mais seguros em seu segmento, que é apenas uma das razões de ser o veículo mais vendido na América do Sul”.
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