Fiesta 1.0 EcoBoost chega com motor e consumo de 1.0, desempenho de 1.6 e preço de 2.0.
Seguindo as tendências de um mercado em que não existem mais carros novos abaixo de R$ 30 mil, a Ford apresentou o Fiesta EcoBoost. Como não tive acesso ao modelo da Ford devido à falta do veículo para a avaliação, e o SeteLagoasNoticias.com.br não pode deixar os leitores sem a informação, escrevi o texto com base em impressões ao dirigir de quem pode ter contato com o carro ou testes de revistas especializadas.
O primeiro destaque dado pelas publicações usadas como referência, seja de mídia on line ou impressa, é o preço de R$ 71.990, 00, suficientes para comprar veículos de categorias superiores, como um Citroen C4 Lounge, por exemplo.
Mas, deixando o preço de lado e focando no motor, tive a oportunidade de ler sobre um veículo que coloca em prática o downsizing, crescer para baixo, ou seja, um motor 1.0 com desempenho de 1.6. Com a vantagem de que, assim como tem orgulho do desempenho, se gaba da economia, algo até pouco tempo difícil de ser reunido em um mesmo modelo.
O motor 1.0 EcoBoost, com “Eco”, de economia, e “Boost” de impulsionar, é movido a gasolina. Possui três cilindros, turbo compressor com pressão de 1,5 bar, injeção direta de combustível e duplo comando variável de válvulas. O resultado são os 125 cavalos de potência, o mesmo da versão 1.6, e 17,3 kgfm de torque.
De acordo com a Ford, o carro tem consumo de 12,2 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada. A transmissão é do conhecido câmbio Powershift. Para se se ter uma ideia mais clara do resultado desse conjunto, o Volkswagen Up! TSI e Hyundai HB20, ambos turbo, rendem 105 cv. Além da potência, o torque do Ford também é o maior do trio: enquanto o Up! tem 16,8 mkgf e o HB20, 15,0 mkgf.
Disponível na versão Titanium, o modelo traz 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), sistema de partida sem chave Ford Power, chave com sensor de presença, bancos de couro, rodas de liga leve de 16 polegadas, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, piloto automático e ar-condicionado digital.
A linha Fiesta agora é formada pelas versões 1.6 SE, SEL e Titanium e 1.0 EcoBoost Titanium.
Ficha técnica
Motor: Dianteiro, transversal, 3 cil. em linha, 12V, comando duplo, turbo, injeção direta de gasolina.
Cilindrada: 999 cm³
Potência: 125 cv a 6.000 rpm
Torque: 17,3 kgfm a 1.400 rpm
Câmbio: Dupla embreagem de 6 marchas, tração dianteira
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)
Freios: Discos ventilados (diant.) e tambores (tras.)
Pneus: 195/50 R16
Dimensões: Comprimento 3,96 m; Largura 1,78 m; Altura 1,46 m; Entre-eixos 2,48 m
Tanque: 51,9 litros
Porta-malas: 270 litros .
Peso: 1.178 kg
Assista ao vídeo do teste clicando aqui.
ADVERTÊNCIA: Todas as informações e opiniões expressadas nas Colunas são de responsabilidade de seus idealizadores.
Fotos: Ford