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Jornalista especializado em automóveis, carros de corrida e corridas de carros. Há mais de 20 anos apresenta e busca soluções para falhas de veículos nacionais e importados na sessão Autodefesa da revista Quatro Rodas. É formado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul-RS.
 

Waldez Amorim - Dá para evitar dor de cabeça

08/01/17 - 12:13
Fotos ilustrativas
Fotos ilustrativas

 

 

 

Todo ano acontece da mesma forma, muitos proprietários viajam sem que o carro tenha as mínimas condições, como relata a estudante Ana Paula Oliveira, de Caxias do Sul (RS) que motivou essa matéria.

 

Ana Paula viajou no último fim de semana e precisou ajudar uma motorista que estava parada no acostamento. “Quando avistamos o veículo e percebemos que a motorista estava sozinha, esperando o reboque, paramos para saber se poderíamos ajudar. Na conversa, ela afirmou que nem havia olhado se os pneus estavam calibrados antes de ter saído de casa”, comenta Ana Paula.

 

Esse é o retrato do que muitos motoristas encontrarão pelas estradas brasileiras nessa época de férias, em que o ímpeto para curtir o verão verão provoca debandadas de veículos nas cidades e problemas mecânicos em massa nas estradas.

 

De acordo com especialistas da oficina BV Import, em Caxias do Sul (RS), os problemas ocorrem porque na maioria das viagens o carro circula por terrenos diferentes de onde normalmente trafega e porque enfrenta condições climáticas variadas, além de rodar muito quilômetros na maioria dos casos.           

 

As estradas esburacadas e desniveladas são os principais motivos para que o motorista encare o balanceamento e alinhamento na volta do passeio e, se não foi feito na volta da viagem anterior, passou da hora de o serviço ser realizado.

 

“Terrenos irregulares mexem com a estrutura do carro e podem ocasionar um desalinhamento por conta da falta de estabilidade. Dessa forma, os pneus e a suspensão terão as chances de apresentar problemas aumentados, especialmente se não foi realizada uma revisão antes da viagem. Portanto, antes de utilizar o veículo é recomendável saber se os componentes e peças do carro estão funcionando, dentro do tempo de vida útil. Uma pane na estrada, por exemplo, atrasa a viagem de muita gente e aumenta o risco de acidentes. Na chuva, por exemplo, um pneu careca tem mais chance de derrapar e se o limpador de para brisa estiver quebrado, o motorista não consegue nem ver o que está à frente”, lembra Bira, especialista da BV Import.

 

imagem

Manutenções preventivas costumam ficar mais em conta do que o preço pago para corrigir problemas decorrentes de desgaste em peças e outros componentes

 

 

Antes de viajar, confira as dicas do Bira.

 

Troca de óleo e do filtro do óleo                                                             

 

Esse é um item que precisa ser verificado periodicamente, principalmente agora que você vai viajar. Se você deixar passar muito tempo, o óleo perde as propriedades, com partículas que interferem na capacidade de lubrificar o motor e isso pode causar danos graves ao motor.

 

O filtro do óleo também é importante, pois, é ele o responsável pela retenção das impurezas. Caso não seja trocado acumula sujeiras e prejudica a passagem do lubrificante até o motor.

 

Troca do fluído de freio                                                                                       

 

Esse item é responsável pela transmissão de força do pedal até as rodas e ele absorve umidade do ambiente. A falta de revisão, pode prejudicar o sistema de frenagem.

 

Alinhamento                                                                                       

 

Quando fazer o alinhamento? Quando os pneus começarem a cantar mesmo em velocidades baixas e/ou sentir o veículo “puxar” para algum dos lados durante a condução. 

 

Balanceamento
 

O balanceamento aumenta a vida útil dos pneus, suspensão e amortecedores, pois, mantém o conjunto de rodas equilibrados e garantem a estabilidade do veículo e uma boa direção. Quando fazer o balanceamento? Quando você começar a sentir vibrações no volante.                    

 

Outros itens                                                                                                             

No caso de você não ter seguido as revisões por um motivo ou outro, confira também o estado do sistema de ignição, injeção, molas, amortecedores, rolamentos das rodas, pastilhas de freio, coifas, juntas homocinéticas e a correia dentada do motor, bem como seus respectivos rolamentos.

 

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