Fotos: Divulgação
O Nissan Versa se destaca pelo espaço interno e pela busca em ser um carro agradável
Se tem uma coisa que devemos valorizar no Nissan Versa é o espaço interno. O sedan possui entre-eixos de 2,60 metros, porta-malas com capacidade de 460 litros e um banco traseiro digno de elogios. Com resalvas para os que, como eu, possui 1,80. Afinal, a linha do teto tem o caimento bem acima da minha cabeça.
Fora esse detalhe, o Versa é um daqueles carros que não se preocupa em ser o melhor, e sim fazer o trabalho dele da melhor forma. Enviado pela Nissan do Brasil ao SeteLagoasNotícias.com.br, o Versa de entrada da montadora japonesa pertencente à Renault e com fábrica em Resende (RJ), na versão Unique 1.6 16V flex automático, é a mais completa. Possui 111 cavalos e 15,1 mkgf , vendido por R$ 66.490,00.
Durante a semana se mostrou um carro esforçado, que busca atender da melhor forma ao motorista e aos passageiros. Se por um lado a concessionária entregou o carro com a luz do air bag piscando, por outro o carro cumpre bem o que se espera dele.
A transmissão CVT XTRONIC poderia esticar menos as marchas. Dessa forma, a média de consumo, 12,4 km/l na cidade e 14 km/l na estrada poderia ser ainda melhor. Além disso, o interior seria mais silencioso, melhorando o efeito do para-brisa com isolamento acústico e dos abafadores de ruídos.
Mas esse é o preço cobrado pelo sedan que é ágil e não deixa o motorista na mão nas arrancadas e retomadas. No câmbio não existe a opção Sport, apenas L, de Low, excelente para reduzir utilizando o freio motor.
O acabamento é simples, o plástico do painel é rígido ao toque, mas também não é ruim. Lembra que no início do texto eu disse que o Versa não se preocupa em ser o melhor?
O farol principal não desliga sozinho. Mas o farol de neblina fica ligado sempre que o principal é utilizado. No porta luvas não existe iluminação, mas a tela de entretenimento é fácil de manusear e, apesar de apenas o vidro do motorista subir com um toque, os vidros traseiros também são elétricos.
Os comandos do ar condicionado, com formato circular, exigem um tempo para se acostumar, mas o controle dos retrovisores elétricos fica atrás do volante, bem escondidos. Por outro lado, é fácil querer abrir a tampa do tanque, mas acabar abrindo o capô, e vice-versa.
E, dessa forma, a Nissan busca conquistar mais espaço com o Versa em um nicho cada vez mais disputado.
Ficha técnica
Motor: Dianteiro, transversal, 4 cil. em linha, 16V, comando duplo, flex
Cilindrada: 1.598 cm³
Potência: 111 cv a 5.600 rpm
Torque: 15,1 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: Automático do tipo CVT, tração dianteira
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente McPherson na dianteira e por eixo de torção na traseira
Freios: Discos ventilados à frente e tambores atrás
Pneus: 185/65 R16
Dimensões
Comprimento: 4,49 m
Largura: 1,69 m
Altura: 1,50 m
Entre-eixos: 2,60 m
Tanque: 41 litros
Porta-malas: 460 litros
Peso: 1.075 kg
ADVERTÊNCIA: Todas as informações e opiniões expressas nas colunas são de responsabilidade de seus autores.