Sete Lagoas Notícias
PUBLICIDADE
  • banner
  • DESTAQUES
  • VARIEDADES
  • CIDADES
  • POLÍTICA
  • POLÍCIA
  • SAÚDE E BEM ESTAR
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • GERAIS
Jornalista especializado em automóveis, carros de corrida e corridas de carros. Há mais de 20 anos apresenta e busca soluções para falhas de veículos nacionais e importados na sessão Autodefesa da revista Quatro Rodas. É formado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul-RS.
 

Waldez Amorim - Cobalt ECO: promessa de mais economia

21/10/16 - 16:13

 

Confesso que quando o recebi o convite para avaliar o Cobalt Elite modelo 2017 para o Portal SeteLagoasNotícias.com.br, me lembrei do motor beberrão que equipava o Corsa 1.8 que eu dirigia quando morava em BH. Afinal, trata-se do “mesmo motor” Chevrolet da geração 1. Mas o motor 1.8 conhecido pelo torque elevado, característica relevante para quem busca um sedã médio, mantinha o desempenho mesmo carregado com mulher, filhos e/ou sogra e bagagem.                  

                                    

O “novo motor”, que ainda utiliza o tanquinho, agora tem o nome de SPE/4 ECO em substituição ao EconoFlex e desenvolve até 111 cv de potência e 17,7 mkgf de torque máximos com etanol. O pico de torque agora é atingido a 2.600 rpm, contra 3.200 rpm do modelo anterior. Além de mais ágil com esse motor, o carro ficou 21% mais econômico, fazendo uma média entre 9 e 9,5 Km/l dentro da cidade, onde o carro foi utilizado a maior parte do tempo.

 

O conjunto de pistões, bielas e anéis foi redesenhado e ficou mais leve, enquanto os anéis de pistão e o tipo de óleo lubrificante (0W20) também sofreram alterações. O módulo eletrônico está 40% mais rápido e potente. Novos sistemas de arrefecimento e de gerenciamento de cargas elétricas completam o “pacote Eco”. O novo sistema de gerenciamento de energia elétrica do veículo conta com monitoramento continuo da bateria e utilização otimizada do alternador de alto rendimento.

 

A transmissão automática continua sendo a Sport 6, como o nome diz de seis marchas que tem como característica o comportamento suave e visa a economia, no modo Active Select, que faz as trocas manualmente. Mas, quando foi preciso trocas mais rápidas, percebi uma certa dificuldade para o câmbio, voltado para a economia, responder de forma satisfatória. Além disso, a conhecida falha de ser possível retirar a chave da ignição quando qualquer uma das marchas está selecionada, continua.

O Cobalt agora está com o design mais elaborado que lembra o irmão maior Malibu. A grade dupla na dianteira adota o novo estilo da marca, os faróis ganharam projetores de dupla parábola, separados por frisos cromados, e o capô tem novo formato com vincos em V.             

 

Na traseira, o destaque fica por conta das lanternas envolventes que invadem a tampa do porta-malas e que se acende totalmente, redesenhadas como o para-choque. As rodas de aro 15 têm novo desenho como pneus verdes, com baixo atrito de rolamento.

 

No quesito segurança, o carro continua sem o encosto de cabeça e cinto de três pontos no banco traseiro para o passageiro do meio. Mas toda evolução faz o Cobalt perder um atrativo tradicional: a relação custo benefício. E passa a se arriscar com concorrentes superiores que tem, por exemplo, controle de tração e estabilidade de série. Ao montar o carro no site da Chevrolet chegamos ao preço de R$ 70.390 pedidos pelo modelo avaliado.

 

ADVERTÊNCIA: Todas as informações e opiniões expressas nas colunas são de responsabilidade de seus autores.

 

Galeria de Fotos:

Compartilhar

Comentário(s)

Deixe seu comentário
PUBLICIDADE

Autonews

  • Saveiro Extreme 2024: Memórias afetivas e a força de uma tradição
  • Novo Volkswagen Virtus: mais seguro, tecnológico e sofisticado
  • Top de linha dos 1.0: Polo Highline 2023 e HB20 Platinum Plus 2023
  • Disputa entre Fiat Argo Drive 1.0 e VW Polo Track: Qual a sua preferência?
  • Waldez Amorim - O futuro é agora
  • Waldez Amorim - O verdadeiro SUV compacto
  • Waldez Amorim - Volkswagen Taos Highline conquista de verdade com o tempo
  • Autonews - Eficiente e tecnológico
  • Waldez Amorim - Os perrengues de viajar de carro elétrico em um Brasil sem infraestrutura
  • Waldez Amorin - Objeto de Desejo
  • Executivo vestido de forma esportiva
  • Waldez Amorim - O City 2018
  • Waldez Amorim - Quem poupar terá
  • Waldez Amorim - Chevrolet 2022
  • Waldez Amorim – Sabe dirigir sem gastar?
  • Waldez Amorim - Troco na troca
  • Waldez Amorim - Recompra garantida
  • Waldez Amorim – Pneus: cuidados básicos
  • Waldez Amorim - Posto à prova
  • Waldez Amorim - Cuidados nas águas de março

EDITORIAS

  • DESTAQUES
  • CIDADES
  • POLÍTICA
  • POLÍCIA
  • ECONOMIA
  • REGIÃO
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • ANUNCIE

COLUNAS

  • AUTONEWS
  • CONTABILIZANDO
  • SERENIDADE

LINKS ÚTEIS

  • VIA 040
  • PREFEITURA DE SETE LAGOAS
  • CÂMARA MUNICIPAL DE SETE LAGOAS
  • DETRAN-MG
  • CORPO DE BOMBEIROS
  • POLÍCIA MILITAR
  • Política de Privacidade

ESTAMOS NAS REDES

Sete Lagoas Notícias
  • quem somos
  • contato
  • anuncie

© Copyright 2025 - Sete Lagoas Notícias - Todos os direitos reservados

W Site Brasil