Sete Lagoas Notícias
PUBLICIDADE
  • banner
  • DESTAQUES
  • VARIEDADES
  • CIDADES
  • POLÍTICA
  • POLÍCIA
  • SAÚDE E BEM ESTAR
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • GERAIS
Jornalista especializado em automóveis, carros de corrida e corridas de carros. Há mais de 20 anos apresenta e busca soluções para falhas de veículos nacionais e importados na sessão Autodefesa da revista Quatro Rodas. É formado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul-RS.
 

Waldez Amorim – Bom como sempre

02/03/18 - 18:31
Fotos: Divulgação - A linha 2018 do Honda FIT mantém as boas características, recebe mudanças na carroceria e novas tecnologias
Fotos: Divulgação - A linha 2018 do Honda FIT mantém as boas características, recebe mudanças na carroceria e novas tecnologias

 

 

 

Antes de qualquer análise, o Honda Fit é uma compra segura. A marca é reconhecidamente confiável e os modelos possuem boa liquidez e baixa desvalorização na revenda. O FIT 2018 manteve caraterísticas como o sistema modular dos bancos, o motor eficiente e o câmbio CVT.

 

Mas agora o carro vem equipado com mais itens de segurança, como cintos de três pontos para todos os ocupantes, sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantil e airbag duplo frontal. A versão EX conta com airbags laterais, enquanto a EXL tem as bolsas infláveis laterais do tipo cortina, totalizando seis airbags.

 

Mesmo que o FIT na versão 2018 mantenha falhas, como a falta da possibilidade dos vidros subirem automaticamente assim que as portas forem travadas e o alarme acionado, o face-lift na dianteira fez bem ao modelo da Honda. Agora, o carro conta com para choques mais encorpados e um friso no centro da grade que se prolonga nos faróis da traseira, equipada com lanternas de LED, com para choque maior que tem como objetivo preservar a tampa do porta malas, antes amassada em pequenas toques na peça protetora.

 

Renovaram o carro. Alterações que fizeram o Fit ficar 10 cm maior, oito na dianteira e mais dois centímetros na traseira.

 

Interior


A configuração topo de linha EXL (R$ 80.900) foi a que ganhou as principais novidades: equipamentos como o ar-condicionado sensível ao toque, monozone e nova tela multimídia deixaram o modelo mais atual em relação a concorrência, mas ainda falta o sensor para acender os faróis automaticamente e de chuva.

 

O monovolume da Honda oferece ainda conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto nas versões EX e EXL. Apesar de contar com o GPS integrado, a central multimídia do FIT pode operar o Waze (por meio do Android Auto) além de permitir a reprodução de música via Bluetooth, por dispositivos portáteis, ou de serviços de streaming (via conexões Bluetooth, Android Auto ou Apple CarPlay).  Todas as versões trazem ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos em todas as portas, regulagens de altura e profundidade da coluna de direção.           

 

Com relação a motorização, todas as versões utilizam o mesmo 1.5 aspirado de 116 cv e 15,3 kgfm, mas o câmbio CVT é de série apenas a partir da segunda versão, EX. O motor é suficiente para o peso do carro e o motorista não sente falta de potência. Mas o barulho do propulsor invade a cabine mesmo em baixas rotações, característica do câmbio CVT e que muitos proprietários creditam ao mau uso do carro pelo motorista.

 

Além disso, o câmbio é competente e garante conforto aos passageiros pela suavidade que troca as marchas mesmo quando uma redução é necessária. Uma importante novidades da linha 2018 é a inclusão das aletas atrás do volante nas versões mais caras. Mas, não espere muito, pois, nem mesmo as trocas manuais colocam pimenta nas acelerações e reduções, o que deve tornar a opção dispensável no dia a dia para selecionar uma das sete marchas virtuais disponíveis no câmbio do monovolume.

 

Mais segurança

 

O Fit 2018 recebeu controles de tração e estabilidade que aumentam a segurança do carro. E faziam falta, pois são itens de série até mesmo em concorrentes mais populares. Além do BA (Brake Assist) e do ESS, alerta de frenagem de emergência, o carro possuiu MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering), que auxilia no controle da direção em situações de baixa aderência ou em curvas, atuando de maneira ativa no controle do veículo. O carro possui também um sistema que trabalha em conjunto com o assistente de partida em rampa.

 

A suspensão é macia e prioriza o conforto dos passageiros, que têm ótimo espaço atrás. Mas o motorista deve reduzir a velocidade em trechos muito irregulares pois o eixo de torção faz os passageiros da segunda fileira pularem em buracos. É uma característica que vem desde a primeira geração do Fit.

 

O carro apresenta boas médias de consumo de combustível fazendo 8,4 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, o FIT 2018 fica em 12,3 Km/l na cidade, e 14,3 Km/l em estrada, segundo o INMETRO.

 

A FIT 2018 está sendo vendido na versão DX, a única com transmissão manual, a R$ 58.700. Há uma nova versão, a Personal, com transmissão automática CVT, a R$ 68.700, direcionada (mas não exclusiva) para pessoas com deficiência que procuram carros abaixo de R$ 70 mil para usufruir de isenção total de IPI e ICMS.

 

O modelo LX, CVT sai a R$ 70.100. O EX CVT a R$ 75.600,00 e o EXL CVT a R$ 80.900 reais.

 

Ficha técnica

Motor: dianteiro, transversal, 4 cil. em linha, 16V, comando simples, injeção eletrônica, flex

Potência: 116/115 cv a 6.000 rpm

Torque: 15,3/15,2 kgfm a 4.800 rpm

Câmbio: Automático do tipo CVT, 7 marchas virtuais, tração dianteira

Direção: Elétrica

Suspensão: Indep. McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)

Freios: Discos ventilados (diant.) e tambores (tras.)

Pneus: 185/55 R16

Dimensões:
Compr.: 4,09 m
Largura: 1,69 m
Altura: 1,53 m
Entre-eixos: 2,53 m

Tanque: 45 litros

Porta-malas: 363 litros (fabricante)

Peso: 1.104 kg

Garantia: 3 anos

 

 

ADVERTÊNCIA: Todas as opiniões e informações expressas nas colunas são de responsabilidade de seus autores

 

Galeria de Fotos:

  • Fotos: Divulgação - A linha 2018 do Honda FIT mantém as boas características, recebe mudanças na carroceria e novas tecnologias
Compartilhar

Comentário(s)

Deixe seu comentário
PUBLICIDADE

Autonews

  • Saveiro Extreme 2024: Memórias afetivas e a força de uma tradição
  • Novo Volkswagen Virtus: mais seguro, tecnológico e sofisticado
  • Top de linha dos 1.0: Polo Highline 2023 e HB20 Platinum Plus 2023
  • Disputa entre Fiat Argo Drive 1.0 e VW Polo Track: Qual a sua preferência?
  • Waldez Amorim - O futuro é agora
  • Waldez Amorim - O verdadeiro SUV compacto
  • Waldez Amorim - Volkswagen Taos Highline conquista de verdade com o tempo
  • Autonews - Eficiente e tecnológico
  • Waldez Amorim - Os perrengues de viajar de carro elétrico em um Brasil sem infraestrutura
  • Waldez Amorin - Objeto de Desejo
  • Executivo vestido de forma esportiva
  • Waldez Amorim - O City 2018
  • Waldez Amorim - Quem poupar terá
  • Waldez Amorim - Chevrolet 2022
  • Waldez Amorim – Sabe dirigir sem gastar?
  • Waldez Amorim - Troco na troca
  • Waldez Amorim - Recompra garantida
  • Waldez Amorim – Pneus: cuidados básicos
  • Waldez Amorim - Posto à prova
  • Waldez Amorim - Cuidados nas águas de março

EDITORIAS

  • DESTAQUES
  • CIDADES
  • POLÍTICA
  • POLÍCIA
  • ECONOMIA
  • REGIÃO
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • ANUNCIE

COLUNAS

  • AUTONEWS
  • CONTABILIZANDO
  • SERENIDADE

LINKS ÚTEIS

  • VIA 040
  • PREFEITURA DE SETE LAGOAS
  • CÂMARA MUNICIPAL DE SETE LAGOAS
  • DETRAN-MG
  • CORPO DE BOMBEIROS
  • POLÍCIA MILITAR
  • Política de Privacidade

ESTAMOS NAS REDES

Sete Lagoas Notícias
  • quem somos
  • contato
  • anuncie

© Copyright 2025 - Sete Lagoas Notícias - Todos os direitos reservados

W Site Brasil