Ninguém costuma fala delas. Alguns amam, outros detestam, mas, fato é que as calotas são marginalizadas, até mais que os pneus, pela maioria dos proprietários. Algumas das justificativas para a falta de zelo por parte dos donos está na baixa resistência dessas peças nos impactos e por serem acessórios de baixo valor, pelo menos quando comparadas com as rodas de liga leve. Mas como escolher a calota ideal?
Para responder a essa pergunta, selecionamos doze dicas que podem fazer a diferença entre ter uma boa calota ou um acessório que será perdido.
1- Beleza é fundamental. Portanto, escolha um modelo que mais se adapte ao visual do carro.
2- Escolha os modelos com tamanho compatível com a roda, do contrário a nova calota soltará da roda facilmente.
3- Fique atento à flexibilidade da calota antes de adquirir o produto.
4- Evite acessórios que não possuem selos de qualidade, como o do Inmetro.
5- Calota original não é sinônimo de qualidade, pois, embora os ajustes sejam perfeitos, nos carros populares as calotas são feitas com material barato e perdem a resistência com o passar do tempo.
6- Ao contrário de muitos acessórios, as réplicas das calotas originais, ou os produtos oferecidos por empresas especialistas nesse tipo de item, transmitem mais confiança, pois, buscam itens seguros, resistentes e ao mesmo tempo bonitos.
7- Nunca escolha uma calota que não se encaixa perfeitamente com os parafusos originais de fábrica.
8- O encaixe perfeito não ocorre apenas no contorno da roda. Assim, lembre-se de optar por modelos que são presos também pelos parafusos das rodas.
9- A busca pelo encaixe ideal com os parafusos originais também vale para as calotas parciais, modelos menores que ficam presas na parte central da roda. Este acessório esconde e protege as ponteiras, porcas e os parafusos dos impactos e da sujeira.
10- Manter as calotas limpas fazem o acessório influir na boa aparência e melhora a estética do automóvel.
11- Calotas com aros menores que aparentam um tamanho maior ficam em contato com a parte lateral dos pneus, aumentando o desgaste da borracha e risco de estouro.
12- Muitos especialistas defendem a ideia de que calotas fechadas prejudicam a corrente de ar utilizada para refrigerar os freios, o que acaba gerando superaquecimento, reduz o poder de frenagem e aumenta as chances de acidentes.
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