Fotos: Divulgação - Ao elevar o patamar do Peugeot 3008 de monovolume para SUV, a Peugeot mostra como quer conquistar o consumidor da categoria no Brasil
No primeiro contato o SUV se revela um carro alto, largo e, principalmente, espaçoso, mas é quando ligamos o motor e colocamos o carro em movimento que tudo se encolhe, no bom sentido, claro.
O visual antecipa em parte o facelift que será aplicado no menor 2008. O modelo maior se destaca pelo estilo mais SUV do que antes, especialmente em detalhes como a grade vertical tridimensional, o capô longo e a linha de cintura bem alta.
Além de uma maior liberdade em estilo, a nova arquitetura permitiu ampliar bem as dimensões. O comprimento de 4,48 metros é oito centímetros maior, enquanto o entre-eixos de 2,67 m representa um incremento de 6,2 cm.
No interior o Peugeot 3008 veste o motorista, principalmente por causa da segunda geração do i-Cockpit, que traz o volante de dimensões reduzidas com linhas esportivas e bases retas, tanto na parte de cima quanto na de baixo da peça.
O painel de instrumentos, uma tela de 12,3 polegadas, fica diante dos olhos do motorista e pode ser configurável de três formas, mínimo, que apaga os visores analógicos do velocímetro, e conta giros.
No console central, que é elevado, estão a alavanca da transmissão automática de seis velocidades elétrica da Aisin de estilo futurista e os botões de partida, modo Sport do câmbio e do freio de mão.
O acabamento o 3008 transmite requinte com o painel revestido que utiliza alumínio, couro e plástico agradável ao toque. O carro possui tecidos nas portas e luzes em led azul espalhadas por diversas partes do SUV francês, como as portas e o teto solar panorâmico.
Trem de força adequado
Se visto por fora, e por dentro, o 3008 impressiona, é quando colocamos o motor em funcionamento que percebemos o quanto o ajuste do trem de força, motor e câmbio no SUV da Peugeot, é refinado.
Utilizando a segunda geração da plataforma EMP2 (Efficient Modular Plattform), que chegou aqui no C4 Picasso, só que agora 100 Kg mais leve, mais o conhecido e premiado 1.6 THP com injeção direta com 165 cv e 24,5 kgfm de torque logo aos 1.400 rpm, o carro tem desempenho condizente para os 1.567 kg de peso.
Além disso, o 3008 faz média de 9,3 Km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada, mesmo sem o sistema start/stop, presente nos concorrentes. Tudo isso, sem utilizar a opção Sport (S) da transmissão automática, que faz as trocas em um faixa de rotação mais alta deixando as retomadas mais ágeis.
Mesmo com o câmbio na posição D, sem a tecla Sport acionada, o motor trabalha em rotação baixa, favorecendo o consumo mas, sempre com potência e torque disponíveis para qualquer eventualidade.
Para quem deseja o câmbio manual, as trocas podem ser feitas através dos comandos atrás do volante, que são fixos, não se movimentam com a direção.
Com relação a estabilidade, mesmo sendo um SUV, com centro de gravidade alto, e com grande inclinação da carroceria, nas curvas a calibração da suspensão, combinada com rodas de 19 polegadas calçadas com os pneus 235/50, fazem com que o 3008 contorne as curvas mais fechadas sem sustos.
Mas, como não existe almoço grátis, qualquer irregularidade do solo é transmitida para o interior do SUV francês.
Para completar, a Peugeot em busca de melhorar a imagem da marca no Brasil, adotou um programa com foco no cliente, o Total Care, que garante entre outros serviços renova Peugeot, a recompra do carro para troca a cada três anos, guincho e socorro mecânico por até oito anos.
Mais um atrativo para aqueles que desejam adquirir o próximo SUV e ainda estão em dúvida.
Ficha técnica
Motor |
|
Posição |
transversal |
Cilindros |
4 em linha |
Comando de válvulas |
duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro |
4, variação de tempo |
Diâmetro e curso |
77 x 85,8 mm |
Cilindrada |
1.598 cm³ |
Taxa de compressão |
10,5:1 |
Alimentação |
injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar |
Potência máxima |
165 cv a 6.000 rpm |
Torque máximo |
24,5 m.kgf de 1.400 a 4.000 rpm |
Transmissão |
|
Tipo de caixa e marchas |
automática, 6 |
Tração |
dianteira |
Freios |
|
Dianteiros |
a disco ventilado |
Traseiros |
a disco |
Direção |
|
Sistema |
pinhão e cremalheira |
Assistência |
elétrica |
Suspensão |
|
Dianteira |
independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira |
eixo de torção, mola helicoidal |
Rodas |
|
Dimensões |
19 pol |
Pneus |
235/50 R 19 |
Dimensões |
|
Comprimento |
4,447 m |
Largura |
1,906 m |
Altura |
1,625 m |
Entre-eixos |
2,675 m |
Capacidades e peso |
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Tanque de combustível |
53 l |
Compartimento de bagagem |
520 l |
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