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Jornalista especializado em automóveis, carros de corrida e corridas de carros. Há mais de 20 anos apresenta e busca soluções para falhas de veículos nacionais e importados na sessão Autodefesa da revista Quatro Rodas. É formado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul-RS.
 

Waldez Amorim - Máquina Francesa

09/10/17 - 18:22

 Fotos: Divulgação - Ao elevar o patamar do Peugeot 3008 de monovolume para SUV, a Peugeot mostra como quer conquistar o consumidor da categoria no Brasil

 

 

 

 

No primeiro contato o SUV se revela um carro alto, largo e, principalmente, espaçoso, mas é quando ligamos o motor e colocamos o carro em movimento que tudo se encolhe, no bom sentido, claro.

             

O visual antecipa em parte o facelift que será aplicado no menor 2008. O modelo maior se destaca pelo estilo mais SUV do que antes, especialmente em detalhes como a grade vertical tridimensional, o capô longo e a linha de cintura bem alta.

 

Além de uma maior liberdade em estilo, a nova arquitetura permitiu ampliar bem as dimensões. O comprimento de 4,48 metros é oito centímetros maior, enquanto o entre-eixos de 2,67 m representa um incremento de 6,2 cm.

 

 No interior o Peugeot 3008 veste o motorista, principalmente por causa da segunda geração do i-Cockpit, que traz o volante de dimensões reduzidas com linhas esportivas e bases retas, tanto na parte de cima quanto na de baixo da peça.

 

O painel de instrumentos, uma tela de 12,3 polegadas, fica diante dos olhos do motorista e pode ser configurável de três formas, mínimo, que apaga os visores analógicos do velocímetro, e conta giros.

 

No console central, que é elevado, estão a alavanca da transmissão automática de seis velocidades elétrica da Aisin de estilo futurista e os botões de partida, modo Sport do câmbio e do freio de mão.

 

O acabamento o 3008 transmite requinte com o painel revestido que utiliza alumínio, couro e plástico agradável ao toque. O carro possui tecidos nas portas e luzes em led azul espalhadas por diversas partes do SUV francês, como as portas e o teto solar panorâmico.

 

Trem de força adequado

 

Se visto por fora, e por dentro, o 3008 impressiona, é quando colocamos o motor em funcionamento que percebemos o quanto o ajuste do trem de força, motor e câmbio no SUV da Peugeot, é refinado.

 

Utilizando a segunda geração da plataforma EMP2 (Efficient Modular Plattform), que chegou aqui no C4 Picasso, só que agora 100 Kg mais leve, mais o conhecido e premiado 1.6 THP com injeção direta com 165 cv e 24,5 kgfm de torque logo aos 1.400 rpm, o carro tem desempenho condizente para os 1.567 kg de peso.

 

Além disso, o 3008 faz média de 9,3 Km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada, mesmo sem o sistema start/stop, presente nos concorrentes. Tudo isso, sem utilizar a opção Sport (S) da transmissão automática, que faz as trocas em um faixa de rotação mais alta deixando as retomadas mais ágeis.

 

Mesmo com o câmbio na posição D, sem a tecla Sport acionada, o motor trabalha em rotação baixa, favorecendo o consumo mas, sempre com potência e torque disponíveis para qualquer eventualidade.

 

Para quem deseja o câmbio manual, as trocas podem ser feitas através dos comandos atrás do volante, que são fixos, não se movimentam com a direção.

 

Com relação a estabilidade, mesmo sendo um SUV, com centro de gravidade alto, e com grande inclinação da carroceria, nas curvas a calibração da suspensão, combinada com rodas de 19 polegadas calçadas com os pneus 235/50, fazem com que o 3008 contorne as curvas mais fechadas sem sustos.

 

Mas, como não existe almoço grátis, qualquer irregularidade do solo é transmitida para o interior do SUV francês.           

 

Para completar, a Peugeot em busca de melhorar a imagem da marca no Brasil, adotou um programa com foco no cliente, o Total Care, que garante entre outros serviços renova Peugeot, a recompra do carro para troca a cada três anos, guincho e socorro mecânico por até oito anos.

 

Mais um atrativo para aqueles que desejam adquirir o próximo SUV e ainda estão em dúvida.

 

Ficha técnica

Motor

Posição

transversal

Cilindros

4 em linha

Comando de válvulas

duplo no cabeçote

Válvulas por cilindro

4, variação de tempo

Diâmetro e curso

77 x 85,8 mm

Cilindrada

1.598 cm³

Taxa de compressão

10,5:1

Alimentação

injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar

Potência máxima

165 cv a 6.000 rpm

Torque máximo

24,5 m.kgf de 1.400 a 4.000 rpm

Transmissão

Tipo de caixa e marchas

automática, 6

Tração

dianteira

Freios

Dianteiros

a disco ventilado

Traseiros

a disco

   

Direção

Sistema

pinhão e cremalheira

Assistência

elétrica

Suspensão

Dianteira

independente, McPherson, mola helicoidal

Traseira

eixo de torção, mola helicoidal

Rodas

Dimensões

19 pol

Pneus

235/50 R 19

Dimensões

Comprimento

4,447 m

Largura

1,906 m

Altura

1,625 m

Entre-eixos

2,675 m

Capacidades e peso

Tanque de combustível

53 l

Compartimento de bagagem

520 l

 

 


ADVERTÊNCIA: Todas as informações e opiniões expressas nas colunas são de responsabilidade de seus autores.

 

Galeria de Fotos:

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