A Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas iniciou a implantação de uma nova metodologia de controle do mosquito transmissor de arboviroses ao promover a capacitação de agentes para uso do Aerosol System, tecnologia que utiliza pulverização intradomiciliar com permetrina. A etapa teórica do treinamento foi realizada na última terça-feira (27), com foco na preparação técnica das equipes para adoção do método no município.
A capacitação ocorre em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e a Superintendência Regional de Saúde, ampliando a integração entre os órgãos e qualificando as ações de saúde pública. Aproximadamente 50 Agentes de Combate a Endemias participam da iniciativa, que teve continuidade na quarta-feira (28) com atividades práticas voltadas à aplicação da nova estratégia em campo.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jean Barrado, o treinamento contribui para aprimorar a atuação das equipes e ampliar a efetividade das medidas adotadas no município. Segundo ele, o investimento em inovação e capacitação busca fortalecer a prevenção e o controle das arboviroses em Sete Lagoas.
As arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, pela picada de mosquitos como o Aedes aegypti, que se desenvolve em ambientes com água parada. Dengue, zika, chikungunya e febre amarela estão entre as enfermidades mais conhecidas, com sintomas que incluem febre, dores no corpo e mal-estar, podendo evoluir para quadros que demandam atendimento médico.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias















