Um docente da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Campus Sete Lagoas, foi detido em flagrante na manhã de segunda-feira (6) sob acusação de importunação sexual em uma sala de aula da instituição.
Segundo relato da aluna, ela foi a primeira a chegar à sala de aula por volta das 7h56min. Ao cumprimentar o professor com um “bom dia” e se sentar, ele iniciou uma conversa perguntando se ela era nova para ter habilitação, ao notar que ela carregava um capacete. A estudante afirmou não ter qualquer intimidade com o docente.
Durante a conversa, o professor levantou-se para abrir as janelas e, ao se aproximar da aluna, teria dito: “Vou te dar um beijo”. Ela relata ter virado o rosto em recusa, mas o professor a beijou na bochecha. A aula prosseguiu normalmente, porém a aluna relatou constrangimento e comunicou o ocorrido aos pais, que acionaram a Polícia Militar (PM). A estudante também informou ter sido alertada por colegas sobre um “tratamento diferenciado e de cortejo” do professor em relação a ela em sala de aula.
Em depoimento à polícia, na presença da Coordenadora da Faculdade e do Coordenador do Curso, o docente confirmou a conversa a sós com a aluna. Ele alegou ter perguntado se poderia cumprimentá-la com um beijo e, por não haver negativa, beijou a estudante na face. O professor ainda justificou a ação mencionando ter tirado uma “selfie” com amigas da aluna em outra instituição (UFVJM, em Diamantina), interpretando isso como permissão para o cumprimento. Reconheceu ter notado introspecção da aluna após o beijo, sem que houvesse mais interação durante a aula.
Diante do contexto, o professor recebeu voz de prisão pelo crime de importunação sexual, com assistência de advogado, e foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Sete Lagoas. A aluna, acompanhada de familiares, formalizou a intenção de representar criminalmente contra o docente.
Nota oficial da UFSJ
A Reitoria da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) informa que acompanha, com a devida atenção institucional, o desenrolar dos procedimentos judiciais relativos à denúncia de suposta conduta inapropriada envolvendo um professor do Campus Sete Lagoas, registrada por uma aluna da Universidade.
Reafirmamos nosso compromisso com a integridade da comunidade acadêmica e com a promoção de um ambiente educacional seguro, respeitoso e acolhedor, especialmente para suas alunas e alunos, bem como repudia veementemente toda e qualquer conduta que viole os direitos fundamentais da pessoa humana, incluindo qualquer forma de violência, seja ela física, psicológica, moral ou simbólica.
A UFSJ ressalta que a apuração dos fatos seguirá os trâmites legais, garantindo ao professor o pleno exercício do direito à ampla defesa e ao contraditório, nos termos do que dispõe a Constituição Federal.
Simultaneamente, a Universidade assegura à estudante e aos seus familiares o oferecimento de apoio institucional por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.
São João del-Rei, 7 de outubro de 2025.
Reitoria da Universidade Federal de São João del-Rei
Da Redação
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias