A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou, nesta quinta-feira (23), a operação Via Pecuniam, que resultou na prisão de 29 suspeitos, incluindo o homem apontado como o maior traficante de cocaína do estado. A ação desarticulou uma organização criminosa responsável por movimentar R$ 80 milhões em Minas Gerais e no Paraná, com atuação em Araxá, Uberaba, Tapira, Frutal, Ibirité, Montes Claros, Uberlândia, Ituiutaba, Canápolis (MG) e Foz do Iguaçu (PR).
De acordo com a PCMG, a investigação durou dois anos e teve início em Araxá, com o objetivo de desmantelar uma das maiores facções voltadas ao tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e homicídios no estado. O delegado Vinícius Ramalho, responsável pelo caso, informou que o grupo utilizava empresas de fachada e fintechs, controladas por “testas de ferro”, para movimentar os recursos oriundos do tráfico.
“Identificamos transações que totalizam R$ 80 milhões em dois anos, com atuação que se estendia da tríplice fronteira até diferentes regiões de Minas Gerais e do país. A operação representa um golpe significativo contra o crime organizado e é resultado da integração entre as unidades da Polícia Civil e do apoio de toda a instituição”, disse Ramalho.
Durante a operação, foram cumpridos 197 mandados judiciais de prisão, busca, apreensão e bloqueio de contas bancárias. As autoridades também apreenderam 25 veículos, incluindo carros de luxo, duas armas de fogo, joias, dinheiro, centenas de celulares, documentos e maquinário utilizado para embalar drogas.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias