A Prefeitura de Caetanópolis, a 37 km de Sete Lagoas, seguindo uma tendência internacional, inciou a adesão à aplicação de faixas de pedestres tridimensonais. A primeira pintura em 3D foi feita em frente ao Colégio Cenecista Bernardo Mascarenhas (CNEC) e vem chamando a atenção dos motoristas que passam pelo local.
De acordo com o diretor de comunicação da Prefeitura de Caetanópolis, Fábio Matos, o objetivo com a nova faixa, que passa a impressão de estar em um plano mais elevado, é fazer com o que o motorista reduza a velocidade e respeite a preferência do pedestre na travessia. "A motivação para sua instalação é a desobediência frequente desse tipo de sinalização, conduta que aumenta os riscos de acidentes. Queremos fazer com que na cidade os motoristas se lembrem de que ali é uma área onde circulam pedestres e diminuam a velocidade", explica.
Ainda de acordo com o diretor de comunicação, uma campanha será lançada em breve para enfatizar a preferência do pedestre e estimular o cumprimento das normas de trânsito. Outras faixas como a das imediações do CNEC devem ser aplicadas em pontos estratégicos da cidade.
A primeira foi pintada pelos servidores públicos Vagner Simões, o Guiné, que também é vereador, e Wagner Ribeiro, o Waguinho, com suporte técnico do engenheiro da prefeitura Rafael do Carmo Oliveira. A faixa foi inspirada nos modelos já desenvolvidos em países como China, Islânsia e Índia. No Brasil, a pioneira na iniciativa foi a pequena cidade de Primavera do Leste, no Mato Grosso.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias