A Iveco abriu, nesta quinta-feira (2), a sede de sua escola de formação de mão de obra industrial, localizada no Senai Horto, na região Leste de Belo Horizonte. A partir de agora, a Iveco Academy será o centro de treinamento de profissionais da empresa em todo o Brasil. Veja imagens
Com capacidade para receber até cem alunos por dia, a escola foi planejada para formar cerca de 2.000 profissionais da rede de concessionários da empresa em território nacional. “O principal objetivo é o treinamento da nossa rede de concessionários. Temos aproximadamente cem pontos de distribuição no Brasil e 150 na América Latina, com mecânicos, eletricistas e vendedores. Estamos elevando os padrões de capacitação em vendas e pós-vendas em toda a rede. O treinamento é, sem dúvida, um pilar estratégico da nossa operação”, explicou Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina.
Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), ressaltou que a nova unidade deve atrair mão de obra qualificada para o estado. “Alunos de todo o Brasil virá para aprender manutenção e operação dos equipamentos Iveco. Isso atrairá profissionais altamente qualificados para Minas. A parceria proporcionará também desenvolvimento tecnológico entre o Senai e a área de pesquisa da Iveco”, afirmou.
O governador Romeu Zema (Novo) participou da cerimônia e destacou o impacto da formação profissional para além da própria empresa. “A Iveco, que tem sede em Minas, paga impostos e gera empregos, ampliará sua participação no mercado. É um investimento estratégico com apoio do governo e do Estado, porque forma mão de obra preparada não só para a Iveco, mas para todo o mercado”, disse.
Ciclo de investimentos e inovação tecnológica
Em 2025, a Iveco concluiu um ciclo de investimentos de R$ 1 bilhão na América Latina e planeja aplicar mais R$ 500 milhões até 2028. Entre as novidades está o veículo comercial leve Daily Multifuel, movido a etanol e gás natural, atualmente em fase de validação e apresentado durante a inauguração da Iveco Academy.
Os motores utilizados nos veículos são produzidos pela FPT Industrial. Carlos Tavares, presidente da fabricante na América Latina, ressaltou a importância do etanol na transição energética do país. “A transição energética envolve complexidade global. O Brasil é um grande produtor de etanol, seja da cana-de-açúcar ou do milho. Do chão ao veículo, há uma oportunidade concreta de utilizar essa fonte de energia”, concluiu.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias