O Programa Farmácia Popular do Brasil, iniciativa do Governo Federal em parceria com a rede privada, vem ampliando o acesso gratuito à medicamentos e itens de saúde em Minas Gerais. A Drogaria Araujo, participante do programa desde 2004, mantém atualmente 126 lojas credenciadas. Somente em 2024, a rede distribuiu mais de 4 milhões de itens, e até setembro de 2025, já foram entregues 3,1 milhões.
Desde fevereiro de 2025, a cobertura foi ampliada para oferecer gratuitamente todos os medicamentos da lista do programa, além de fraldas geriátricas e absorventes higiênicos — estes últimos vinculados ao Programa Dignidade Menstrual, criado em 2023. Entre os itens disponíveis estão remédios para hipertensão, diabetes, asma, colesterol alto, osteoporose, Parkinson, insulinas e anticoncepcionais.
O programa também assegura gratuitamente fraldas geriátricas para pessoas com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência. A retirada requer documento de identidade, CPF e receita médica – emitida pelo SUS ou por serviços privados. No caso de pessoas com deficiência, a prescrição deve incluir o CID (Classificação Internacional de Doenças). Cada beneficiário pode retirar até 40 fraldas a cada dez dias.
No âmbito do Programa Dignidade Menstrual, absorventes são distribuídos a pessoas de 10 a 49 anos em situação de vulnerabilidade, incluindo mulheres, pessoas trans e não binárias cadastradas no CadÚnico, estudantes da rede pública de baixa renda e pessoas em situação de rua. Para acessar o benefício, basta gerar a autorização no aplicativo Meu SUS Digital e apresentar documento com foto. A expectativa é que até 24 milhões de pessoas sejam atendidas em todo o país.
Segundo a gerente técnica da Araujo, Isabel Dias, a iniciativa é essencial para garantir a continuidade de tratamentos. “Participar desse projeto é reafirmar o compromisso da Araujo em cuidar da saúde dos mineiros, oferecendo acesso facilitado a medicamentos essenciais. O programa não faz distinção de renda, atendendo a todos que necessitam, embora alguns medicamentos tenham critérios específicos de idade ou condição de saúde para garantir a segurança dos pacientes”, afirma.
Como retirar
Para retirar os medicamentos pelo Aqui Tem Farmácia Popular, é necessário apresentar receita médica válida, CPF e documento com foto. Para conferir as lojas da Araujo credenciadas basta acessar este link.
Mais informações estão disponíveis pelo telefone 136, do Ministério da Saúde, ou no site oficial do programa, onde é possível consultar a lista de medicamentos e itens, além dos endereços das farmácias credenciadas.
Por O Tempo
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook: