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Black Friday 2025: Procon de Sete Lagoas orienta consumidores para compras mais seguras

27/11/25 - 17:02
Foto: Getty Images - A Black Friday, marcada para 28 de novembro, deve movimentar o comércio em todo o país. Para orientar os consumidores e evitar problemas, o Procon de Sete Lagoas reuniu 15 dicas para compras mais seguras e consciente
Foto: Getty Images - A Black Friday, marcada para 28 de novembro, deve movimentar o comércio em todo o país. Para orientar os consumidores e evitar problemas, o Procon de Sete Lagoas reuniu 15 dicas para compras mais seguras e consciente

 

 

A Black Friday deste ano será no dia 28 de novembro, sexta-feira, e promete movimentar o comércio, sendo uma das datas mais aguardadas pelos consumidores em todo o país. Para ajudar a população a evitar problemas e garantir compras realmente vantajosas, o Procon Municipal de Sete Lagoas preparou 15 dicas essenciais para uma compra consciente.

 

Apesar das grandes ofertas, a data também pode trazer riscos. Sem atenção aos detalhes, o que parece uma boa oportunidade pode se transformar em dor de cabeça, seja pela escolha equivocada do produto, pela falta de informações sobre o fornecedor, pela forma de pagamento, pelos prazos de entrega ou até mesmo por descontos falsos.

 

O fiscal do Procon, Gilberto Avelar, reforça a importância da cautela. “É fundamental redobrar a atenção. Seguir algumas orientações simples pode garantir uma compra segura, justa e sem transtornos.”

 

Para orientar os consumidores, o Procon Municipal elaborou uma lista com 15 dicas práticas. Em caso de dúvidas ou denúncias, o atendimento pode ser feito pelo telefone 151 ou presencialmente na sede do órgão, localizada na Rua Zoroastro Passos, 30, Centro. Confira as orientações:

 

15 dicas para uma compra consciente

  1. Compre somente o necessário; nunca adquira produtos por impulso ou apenas porque o preço está muito atrativo.
  2. Na compra de um produto, não se apegue a marcas. A qualidade é uma obrigação do mercado. Verifique também se existe assistência técnica do fabricante em sua cidade.
  3. Pesquise o produto escolhido: características, preço, qualidade, durabilidade, existência de assistência técnica local, valor do frete e prazo de entrega. Tenha atenção para não comprar “gato por lebre”.
  4. “Cuidado para não pagar a metade do dobro do preço!” Antes de decidir pela compra, pesquise o preço médio de mercado com antecedência e certifique-se de que o desconto é real, e não uma promoção ilusória.
  5. Verifique se o fornecedor escolhido possui reclamações em plataformas especializadas, como o Reclame Aqui.
  6. Evite compras em sites internacionais. O barato pode sair caro. Considere que produtos adquiridos fora do país não possuem garantia legal no Brasil, podem ter longos prazos de entrega e podem ser tributados ao entrar no território nacional.
  7. Nas compras virtuais, dê preferência a fornecedores mais conhecidos, mas pesquise sua procedência e histórico. Verifique se possuem CNPJ, endereço, e-mail ou telefone de contato, SAC e Ouvidoria. Consulte o CNPJ no site da Receita Federal e confirme se a empresa está ativa. Caso haja dúvida, não finalize a compra. Como auxílio, utilize ferramentas para verificar se o site é confiável.
  8. Conforme o Código de Defesa do Consumidor, art. 49, compras realizadas fora da loja física — pela internet, telefone, porta a porta ou reembolso postal — podem ser canceladas no prazo de sete dias, contados da data da compra ou da entrega do produto.
  9. Desconfie de preços muito abaixo da média praticada no mercado.
  10. Não clique em ofertas enviadas por e-mail ou WhatsApp, pois podem se tratar de golpes. Priorize compras em sites oficiais e devidamente identificados.
  11. Evite comprar quando o pagamento é aceito apenas por débito, Pix ou depósito bancário, pois isso pode indicar indícios de fraude.
  12. Em caso de dúvida, entre em contato com o fornecedor pelos canais oficiais para obter esclarecimentos e confirmar a oferta. Certifique-se do preço exato antes de concluir a compra.
  13. Planeje sua compra e seus gastos, considerando que compras por impulso ou desnecessárias podem comprometer o orçamento e aumentar o risco de endividamento.
  14. Compras presenciais em lojas físicas não podem ser canceladas, salvo casos excepcionais. Portanto, verifique tamanho, cor e qualidade do produto antes de fechar a compra.
  15. Ao comprar em loja física, confirme previamente as regras de troca e solicite que sejam informadas por escrito. O combinado não sai caro.

 

 

Por Ascom PMSL

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