O CPOR/CMBH, em Belo Horizonte, sediou no último sábado (13) o Exame de Graduação Especial para Faixa-Preta, única via oficial de acesso à graduação máxima com situação regularizada em território nacional. O exame é autorizado pela FMK (Federação Mineira de Karatê) e supervisionado pela CBK (Confederação Brasileira de Karatê), sendo centralizado anualmente em cidades-polo do estado. Este foi o segundo exame do ano em Minas Gerais, após o primeiro realizado em junho, no Triângulo Mineiro.

(Foto: Reprodução)
Participaram 52 karatekas de todo o estado, incluindo 44 alunos de 1º KYŪ – Faixas Marrons – e 8 Faixas-Pretas, variando do 1º ao 5º DAN. Entre os candidatos de faixa-marrom, a diferença de idade chegou a quase 60 anos, com o mais jovem tendo 13 anos. A Banca Examinadora contou com 7 SENSEI de 7º DAN, além do presidente da FMK, também 7º DAN. Cada um desses mestres possui, no mínimo, 27 anos como Faixa-Preta, considerando o tempo necessário entre cada graduação DAN.
O exame foi realizado em portas fechadas e seguiu rigorosos critérios teóricos e práticos. Inicialmente, foram avaliados os SENSEI de Faixa-Preta; depois, os aspirantes a SHODAN (1º DAN), divididos em duas turmas. Os candidatos executaram coletivamente diversas técnicas denominadas KYŌDŌ, seguidas da realização individual de dois KATA, um básico e outro superior, escolhido pela banca. Para o KATA superior, foi exigido também o BUNKAI, a desmontagem teórica e prática do movimento, com todos os termos em japonês.
Os resultados não foram divulgados no momento do exame, pois cada avaliação da banca precisava ser cruzada. Os candidatos não tinham nomes, apenas números presos às faixas. Os diplomas serão confeccionados pela CBK em Brasília/DF e devem ser entregues em janeiro.
O exame teve como objetivo preservar o Karatê como arte marcial, promovendo disciplina, civilidade, honestidade e esforço individual. Nenhuma faixa foi concedida ou presenteada, todas foram conquistadas com dedicação e orientação de seus mestres.
Entre os aprovados, quatro novos SHODAN são de Sete Lagoas, juntamente com o SENSEI EDMUNDO, promovido ao 6º DAN. Todos estão registrados na CBK-FMK e poderão participar de campeonatos estaduais e nacionais, além de integrar seleções mineira, brasileira e olímpica de Karatê, seja como atletas ou técnicos.
Três dos novos SHODAN são atletas do CAIC, orientados pelos SENSEI EDMUNDO CABRERA JUNIOR (6º DAN, Academia SEIU-KAN) e WALDEMAR PEREIRA BARBOSA (2º DAN, Academia SHINTŌ DŌJŌ – CAIC).
Da Redação
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias

