A Prefeitura de Sete Lagoas dá um importante passo rumo ao fortalecimento da segurança pública com o lançamento do Guardião 7L, sistema moderno e integrado de videomonitoramento que será inaugurado nesta sexta-feira (8), às 19h, na Praça Tiradentes.
Nesta primeira fase, o Guardião 7L contará com 20 torres equipadas com quatro câmeras cada, somando 80 novas câmeras de última geração em pontos estratégicos da cidade. Além disso, outras 29 câmeras do sistema Olho Vivo continuarão em operação, totalizando mais de 100 câmeras ativas nesta etapa inicial. Até 2026, o sistema chegará a 960 câmeras instaladas, cobrindo todas as regiões do município.
“O investimento total é de R$ 16 milhões. Estamos falando de um sistema com tecnologia de ponta, com câmeras capazes de fazer reconhecimento facial e leitura de placas de veículos, o que permitirá ações rápidas e precisas pelas forças de segurança”, destaca Márcio Aguar, secretário-adjunto de Tecnologia da Informação.
Segundo o prefeito Douglas Melo, Sete Lagoas entra em uma nova era em segurança pública.
“O Guardião 7L vai garantir uma segurança eficaz e integrada em toda a cidade. Por exemplo, as câmeras podem identificar um veículo com registro de roubo ou furto. A partir daí, é emitido um alerta para a central, com comunicação direta às equipes em campo, resultando na abordagem, prisão do condutor e apreensão do veículo”, explica.
Além do videomonitoramento preventivo e repressivo, o sistema será integrado a bancos de dados das forças de segurança. Convênios com o Poder Judiciário, Polícia Militar e Polícia Civil permitirão o acesso da plataforma Camerite a informações como mandados de prisão em aberto, registros de foragidos e desaparecidos, promovendo mais agilidade e eficiência nas ações.
Outro diferencial será a busca de convênios com o Governo Federal, para integrar o Guardião 7L a bancos de dados nacionais de veículos roubados, pessoas procuradas ou desaparecidas. A Central de Monitoramento será instalada na sede da Polícia Militar, mas o sistema poderá ser acessado remotamente, inclusive via dispositivos móveis, por agentes devidamente autorizados.
O lançamento do Guardião 7L reforça o compromisso da Prefeitura de Sete Lagoas com a modernização da gestão pública, a proteção do cidadão e a promoção de uma cidade mais segura para todos.
SAIBA MAIS
A Camerite é uma plataforma de videomonitoramento inteligente que utiliza inteligência artificial para transformar imagens em dados relevantes em tempo real. Com tecnologia acessível e fácil de operar, o sistema permite o reconhecimento facial, leitura automática de placas de veículos (OCR/LPR), detecção de movimentos suspeitos, alertas personalizados e análise detalhada de ocorrências. As imagens são armazenadas em nuvem e podem ser acessadas remotamente, inclusive via celular, por agentes autorizados.
Além disso, a Camerite funciona como uma rede colaborativa, integrando câmeras públicas, comerciais e residenciais em uma malha de segurança ampliada. Sua ferramenta de investigação avançada — o Camerite Cortex com IA “Hórus” — permite rastrear pessoas e veículos em tempo real, contribuindo diretamente para ações preventivas e para a elucidação de crimes. O sistema já é utilizado por diversas cidades brasileiras com resultados comprovados na redução da criminalidade e maior eficiência nas operações de segurança pública.
Por Ascom PMSL
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias