Sete Lagoas Notícias
PUBLICIDADE
  • banner
  • DESTAQUES
  • VARIEDADES
  • CIDADES
  • POLÍTICA
  • POLÍCIA
  • SAÚDE E BEM ESTAR
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • GERAIS

Conexão entre mente e corpo: como as emoções afetam a saúde?

17/07/25 - 13:54
Foto: Ilustrativa - Emoções podem influenciar não apenas a saúde mental, mas também a saúde física, aumentando até mesmo o risco de algumas doenças

 

 

Quando pensamos em saúde, é normal vir à cabeça elementos como alimentação equilibrada, exercícios físicos, exames e, às vezes, até o uso de vitaminas ou suplementos. Mas estar saudável vai muito além: envolve também o bem-estar mental e emocional. Você sabia que as emoções podem causar impactos significativos na sua saúde física?

 

O corpo é um só. Não há como “ignorar” uma parte que não está bem. As emoções podem impactar significativamente o funcionamento do organismo, afetando diversos sistemas e funções físicas – conforme explica a dra. Milena Sabino Fonseca, chefe da equipe de psiquiatria da Rede D’Or São Paulo, com atuação no Hospital São Luiz Jabaquara.

 

“Emoções positivas, como alegria, podem aumentar a produção de hormônios como serotonina, dopamina e endorfina, que promovem bem-estar e fortalecem o sistema imunológico. Por outro lado, emoções negativas, como medo, raiva, tristeza e estresse, podem levar à liberação de hormônios como adrenalina e cortisol, que causam reações como aumento da frequência cardíaca, aumento da pressão arterial, entre outros sintomas físicos”, afirma a especialista.

 

Relação entre mente e corpo

Segundo a médica, os principais neurotransmissores e hormônios envolvidos na relação entre mente e corpo incluem dopamina, serotonina, noradrenalina, ocitocina, estrógeno, testosterona, entre outros – cada um com funções específicas na regulação emocional e fisiológica.

 

“O corpo não é apenas um conjunto de órgãos que funcionam de forma independente, mas sim um sistema interligado em que a mente e o corpo interagem constantemente. Em situações de estresse emocional, o sistema nervoso autônomo é ativado, preparando o corpo para [uma situação de] ‘luta ou fuga’. Isso resulta na liberação de hormônios como a adrenalina e o cortisol, que afetam diversos sistemas do organismo”, esclarece.

 

A liberação desses hormônios pode levar a reações físicas como:

 

  • aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial;
  • dores de cabeça, enxaquecas e tensão muscular;
  • problemas digestivos, como gastrite, náuseas e diarreia;
  • alterações no sono, como insônia;
  • problemas de pele, como alergias e dermatites.

 

Doenças psicossomáticas

As emoções podem afetar diversas áreas e órgãos, sendo que as mais comumente relacionadas incluem o sistema digestório (estômago e intestino), coração, rins, pulmões, sistema nervoso (cabeça) e músculos.

 

“Quando um sofrimento mental ou estresse emocional desencadeia uma doença física, damos o nome de doença psicossomática (somatização)”, destaca a psiquiatra. Alguns exemplos de doenças que podem estar associadas a fatores emocionais, segundo ela, incluem: enxaqueca, síndrome do intestino irritável, dermatite atópica, urticária, disfunção erétil, dores musculares crônicas, entre outras.

 

Além das emoções, os pensamentos também podem ter influência sobre a nossa saúde. “A ciência confirma que os pensamentos influenciam significativamente a saúde, tanto física quanto mental. Pensamentos positivos podem reduzir o estresse, melhorar a imunidade e promover o bem-estar, enquanto pensamentos negativos podem aumentar o cortisol, diminuir a imunidade e contribuir para problemas de saúde.”

 

Efeitos da ansiedade no organismo

A ansiedade, especialmente quando é intensa, pode causar diversos efeitos na saúde física e mental. “Alguns sintomas comuns são irritabilidade, insônia, mudanças no apetite, taquicardia, sudorese, alterações do hábito intestinal, náusea e dificuldades respiratórias. Em casos mais graves e crônicos, a ansiedade pode levar ao desenvolvimento de outros transtornos mentais, como a depressão, por exemplo”, esclarece a dra. Milena.

 

Sabe aquela dor de barriga que aparece em um momento de grande nervosismo? Ela acontece devido à forte conexão entre o sistema nervoso e o sistema digestivo. É aí que a adrenalina e o cortisol entram em cena.

 

“A ação desses hormônios direciona o fluxo sanguíneo para outros órgãos, como os músculos, diminuindo o fluxo sanguíneo para o sistema digestivo, o que prejudica a digestão. Esses hormônios também aumentam as contrações intestinais, levando à diarreia e consequentemente diminuindo a absorção de nutrientes.”

 

O intestino é considerado um “segundo cérebro”, devido ao grande número de terminações nervosas presentes, e está intimamente ligado ao sistema nervoso central, respondendo às emoções, como a ansiedade.

 

Como o estresse afeta a saúde física

O estresse impacta a saúde de maneira abrangente e pode provocar uma série de problemas físicos, como dores musculares, problemas cardíacos e alterações de sono. Ele também pode causar diversas alterações na menstruação, incluindo atrasos, antecipações, ciclos irregulares e até mesmo amenorreia (ausência de menstruação). “Isso acontece porque o estresse pode interferir no eixo hipotálamo-hipófise-ovariano, que controla o ciclo menstrual, e no eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, que regula a produção de cortisol, o hormônio do estresse”, explica a médica.

 

Segundo ela, o estresse crônico ou contínuo pode levar a problemas como:

 

  • aumento da inflamação sistêmica;
  • supressão da ovulação e, consequentemente, interrupção da menstruação;
  • elevação da pressão arterial e do ritmo cardíaco, aumentando em pelo menos três vezes o risco de infarto ou AVC;
  • desenvolvimento de problemas gastrointestinais como gastrite, refluxo e síndrome do intestino irritável;
  • enfraquecimento do sistema imunológico, tornando o corpo mais vulnerável a doenças autoimunes, como lúpus e psoríase;
  • aumento ou piora de dermatites, acne e outras doenças de pele;
  • dores de cabeça ou de coluna tensionais frequentes.

 

E as emoções boas?

Da mesma maneira que as emoções “negativas” podem impactar negativamente a saúde, as positivas podem ter boa influência. “Emoções positivas, como alegria e gratidão, podem ter efeitos benéficos, como fortalecer o sistema imunológico e melhorar a qualidade de vida”, pontua a dra. Milena.

 

Nesse contexto, segundo a médica, podemos dizer que a felicidade faz bem para a saúde. “Estudos indicam que a felicidade tem um impacto positivo no sistema imunológico, cardiovascular e no processo de cicatrização, além de influenciar na secreção de hormônios e reduzir inflamações.”

 

 Como lidar de forma saudável com as emoções?

Para aprender a lidar melhor com as emoções e evitar que elas afetem a saúde física, a especialista diz que é fundamental desenvolver autoconhecimento, reconhecer e validar as emoções, praticar a expressão saudável delas e, se necessário, buscar apoio profissional. Técnicas como meditação, respiração e exercícios físicos também podem ser ferramentas úteis para gerenciar o estresse e a ansiedade.

 

“Substituir pensamentos negativos por pensamentos mais otimistas e construtivos pode ajudar a mudar a perspectiva sobre as emoções. Tentar viver o momento presente e evitar preocupações excessivas com o futuro pode ajudar a reduzir a ansiedade. Passar tempo ao ar livre, especialmente em parques ou áreas verdes, pode ter um efeito positivo na saúde mental e física. Dormir bem, comer de forma equilibrada e praticar atividades físicas regularmente são hábitos importantes para manter a saúde mental e física em dia”, orienta.

 

 

Portal Drauzio Varella

Sete Lagoas Notícias

FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:

Twitter - X

https://twitter.com/7lagoasnoticias

Instagram:

https://www.instagram.com/setelagoasnoticias

Facebook:

https://www.facebook.com/setelagoasnoticias

Compartilhar
Tweet

Comentário(s)

Deixe seu comentário
PUBLICIDADE
  • banner
  • banner

Saúde e Bem Estar

Glúten engorda ou faz mal à saúde? Nutróloga esclarece às principais dúvidas
18/07/25 - 10:48
Glúten engorda ou faz mal à saúde? Nutróloga esclarece às principais dúvidas
Sinais silenciosos da pressão alta que você não pode ignorar
16/07/25 - 16:14
Sinais silenciosos da pressão alta que você não pode ignorar
Nem todo esgotamento é físico: conheça 7 tipos de cansaço e saiba como lidar com cada um
15/07/25 - 17:27
Nem todo esgotamento é físico: conheça 7 tipos de cansaço e saiba como lidar com cada um
Investigação em Minas Gerais apura mortes com sintomas respiratórios e hemorrágicos
14/07/25 - 16:00
Investigação em Minas Gerais apura mortes com sintomas respiratórios e hemorrágicos
Veja alimentos que podem ajudar aliviar o estresse
11/07/25 - 13:08
Veja alimentos que podem ajudar aliviar o estresse
5 hábitos simples para melhorar saúde do intestino
10/07/25 - 10:48
5 hábitos simples para melhorar saúde do intestino
  • Glúten engorda ou faz mal à saúde? Nutróloga esclarece às principais dúvidas
  • Conexão entre mente e corpo: como as emoções afetam a saúde?
  • Sinais silenciosos da pressão alta que você não pode ignorar
  • Nem todo esgotamento é físico: conheça 7 tipos de cansaço e saiba como lidar com cada um
  • Investigação em Minas Gerais apura mortes com sintomas respiratórios e hemorrágicos
  • Veja alimentos que podem ajudar aliviar o estresse
  • 5 hábitos simples para melhorar saúde do intestino
  • Primeiros casos da variante XFG da Covid-19 são confirmados no Brasil; cepa já circula em 38 países
  • 7 hábitos que contribuem para prevenção das síndromes demenciais no envelhecimento
  • Gastrite: veja o que evitar e o que incluir na alimentação para reduzir crises
  • Implante contraceptivo que custa até R$ 4 mil será oferecido gratuitamente pelo SUS
  • Minas Gerais registra alta expressiva nas mortes por febre amarela e amplia estratégias de vacinação
  • 5 dicas para fazer a higiene do sono e dormir melhor
  • O que realmente funciona nos cuidados com pele, cabelo e unhas?
  • Cientistas acham enzima que pode evitar diabetes e doenças cardíacas
  • Com chegada da tirzepatida, uso indiscriminado para emagrecer preocupa
  • Veja as causas e como prevenir a gordura no fígado
  • Veja como diabetes afeta a pele e quais cuidados adotar
  • Dia Mundial do Vitiligo chama atenção para impactos físicos, emocionais e sociais da condição
  • 5 benefícios do palmito para a saúde e como incluí-lo na dieta
PUBLICIDADE
  • banner
  • banner

Veja Também

Sargento da PM morre após colidir carro com caminhões na BR-262, em MG
18/07/25 - 16:41
Sargento da PM morre após colidir carro com caminhões na BR-262, em MG
Ministério Público determina suspensão da distribuição de glicosímetros OK Pro no SUS em MG
18/07/25 - 15:44
Ministério Público determina suspensão da distribuição de glicosímetros OK Pro no SUS em MG
PM prende dois homens após perseguição envolvendo veículos roubados em Sete Lagoas
18/07/25 - 14:50
PM prende dois homens após perseguição envolvendo veículos roubados em Sete Lagoas
Simulado de evacuação e combate a incêndio reforça preparo da UPA Dr. Juvenal Paiva em Sete Lagoas
18/07/25 - 14:22
Simulado de evacuação e combate a incêndio reforça preparo da UPA Dr. Juvenal Paiva em Sete Lagoas
Glúten engorda ou faz mal à saúde? Nutróloga esclarece às principais dúvidas
18/07/25 - 10:48
Glúten engorda ou faz mal à saúde? Nutróloga esclarece às principais dúvidas
Destaque - Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado
18/07/25 - 10:30
Destaque - Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado

EDITORIAS

  • DESTAQUES
  • CIDADES
  • POLÍTICA
  • POLÍCIA
  • ECONOMIA
  • REGIÃO
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • ANUNCIE

COLUNAS

  • AUTONEWS
  • CONTABILIZANDO
  • SERENIDADE

LINKS ÚTEIS

  • VIA 040
  • PREFEITURA DE SETE LAGOAS
  • CÂMARA MUNICIPAL DE SETE LAGOAS
  • DETRAN-MG
  • CORPO DE BOMBEIROS
  • POLÍCIA MILITAR
  • Política de Privacidade

ESTAMOS NAS REDES

Sete Lagoas Notícias
  • quem somos
  • contato
  • anuncie

© Copyright 2025 - Sete Lagoas Notícias - Todos os direitos reservados

W Site Brasil