O governo federal anunciou, nessa quarta-feira (23), a criação da carteira nacional de identidade unificada. ![]()
O novo RG usará o número do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) como identificação única dos cidadãos. A emissão do novo formato passa a valer a partir de 1º de março.
O novo modelo do documento contará com as versões física e digital, podendo consultar os dados pela internet. Atendendo ao padrão internacional de identidade, o documento poderá ter a autenticidade verificada via QR code.
Com a mudança, evita-se fraudes e falsificações da identidade, pois até então era possível que uma pessoa retirasse o documento em um estado da federação e solicitasse uma nova identidade em outro, alegando perda ou roubo, recebendo assim um novo número de registro. Isso significa, na prática, que atualmente é possível ter 27 números de RG no Brasil.
A emissão das carteiras de identidade será gratuita e permanecerá sob responsabilidade das secretarias de Segurança Pública de cada unidade federativa. Ao receber o pedido do cidadão, a secretaria deve validar a identificação pela plataforma digital do governo federal.
Ao receberem o documento em papel ou plástico, as pessoas poderão acessá-lo também pelo aplicativo do governo federal.
O governo também destacou que a nova carteira nacional de identidade passará a ser documento de viagem, por causa da inclusão do código no padrão internacional, que pode ser lido por equipamento. Trata-se do código MRZ, o mesmo usado em passaportes.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter:
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias/
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias
















