O primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil foi confirmado nesta quarta-feira (8), em São Paulo. O paciente, um homem de 41 anos, que viajou para Espanha, já está em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na Zona Oeste da capital.
A prefeitura de São Paulo está analisando outro caso na cidade desde a última segunda-feira (6). Trata-se de uma mulher de 26 anos. Ela está internada e passa bem, segundo o prefeito Ricardo Nunes.
O Ministério da Saúde informou que, além dos dois casos monitorados em Rondônia, mais sete casos estão sendo investigados nos estados de Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo.
A varíola dos macacos é da mesma família da varíola convencional, erradicada no mundo todo em 1980. A dos macacos, no entanto, é considerada bem menos grave e ocorre principalmente em países da África Central e Ocidental.
Os sintomas são febre, dor de cabeça, apatia, inchaços, dor muscular e principalmente erupções na pele, que geralmente aparecem no rosto e depois vão para outras partes do corpo como mãos e as solas dos pés. Essas lesões geram coceira antes de cicatrizarem.
Normalmente, o período de incubação do vírus varia de sete a 21 dias. Porém, os sintomas começam a surgir entre 10 e 14 dias após a infecção. A transmissão é feita por meio de contato direto com animais ou pessoas contaminadas, além de objetos infectados.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter:
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias