Com investimento de R$ 240 milhões, a Unidade Industrial de Curvelo marca um passo significativo na expansão da CCPR no mercado de nutrição animal. Inaugurada em São José da Lagoa, Curvelo/MG, nesta quinta-feira (31), a planta é a maior fábrica de rações para ruminantes da América Latina. Na primeira etapa, a unidade terá capacidade para produzir 540 mil toneladas anuais de rações e suplementos minerais. A segunda fase, com 60% das obras concluídas, incluirá um secador e silos para armazenagem de grãos, com capacidade para 1 milhão de sacas. A terceira etapa prevê a ampliação para as linhas de rações PET e para peixes, com cronograma alinhado à demanda do mercado.
Com uma estrutura projetada para rápida expansão, a CCPR estima quadruplicar sua produção, que hoje é de 300 mil toneladas anuais, podendo alcançar 1,2 milhão de toneladas por ano. Inicialmente, a operação em Curvelo contará com uma produção mensal de 10 mil toneladas de suplementos minerais e 35 mil toneladas de rações para ruminantes. A unidade já possui equipamentos importados de países como Dinamarca, China e Hong Kong, incluindo misturadores, moinhos e três linhas de peletização, tecnologia que transforma ração farelada em granulada por meio de um processo físico-químico.
Reconhecida como a maior cooperativa de captação de leite do Brasil e importante player de nutrição animal, a CCPR detém atualmente 15% do mercado de rações de Minas Gerais, de acordo com a última pesquisa pecuária do IBGE. Com a nova unidade, a expectativa da cooperativa é aumentar esse percentual para 25% até 2026, em um cenário de crescimento do setor de rações, impulsionado pelo aumento de 3,1% na produção de rações bovinas em 2024, conforme dados do Sindirações.
Impacto no mercado de grãos
O presidente da CCPR, Marcelo Candiotto, destaca que o aumento da produção de rações irá impulsionar a demanda por grãos, especialmente milho e soja, na região de Curvelo. A unidade, localizada na nova fronteira agrícola de Minas Gerais, Central Mineira, foi planejada para fortalecer a economia local e oferecer novas fontes de renda aos produtores rurais. A CCPR investiu na construção de um secador de grãos, essencial para manter o valor nutritivo dos insumos após a colheita, minimizando perdas.
A estratégia de originação de grãos visa garantir a aquisição direta dos produtores, evitando intermediários e oferecendo melhores margens de comercialização. “Essa conexão direta com os agricultores proporciona segurança de venda a preço justo, promovendo a sustentabilidade financeira dos produtores”, explica Guilherme Fonseca, gerente industrial da CCPR.
Responsabilidade socioambiental e localização estratégica
A nova unidade de Curvelo traz benefícios socioeconômicos significativos para a região, com a expectativa de criar até 2 mil novos postos de trabalho diretos e indiretos ao final do projeto. De um total de 25 hectares dedicados à construção, 10,6 hectares foram destinados à preservação da vegetação nativa, um percentual acima do exigido pela legislação.
A localização de Curvelo foi escolhida estrategicamente para facilitar o transporte de insumos e a distribuição dos produtos, estando próxima das BRs 040 e 135. A decisão foi embasada por estudos de viabilidade e planejada em colaboração com a consultoria da Fundação Dom Cabral e o apoio do Governo de Minas e do ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli.
Curiosidades e a trajetória da CCPR
Para a construção da unidade, foram utilizados 1.372.290 kg de materiais transportados em 96 carretas, além de mais de 370 equipamentos específicos. Prestes a completar 76 anos de história, a CCPR é referência no segmento de nutrição animal, com mais de 500 soluções nutricionais e uma rede de 20 lojas agropecuárias, o CCPR Armazém, distribuídas por Minas Gerais e Goiás. Formada por 30 cooperativas e 25 mil cooperados, a CCPR continua a expandir sua atuação, promovendo o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro.
Por Ascom CCPR
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias