O último eclipse solar de 2025 acontece neste domingo (21) e será visível em determinadas regiões do planeta. O fenômeno ocorre quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, mas desta vez não cobrirá o disco solar por completo, caracterizando um eclipse parcial.
De acordo com informações divulgadas pela National Geographic, a cobertura máxima do Sol chegará a cerca de 86% no centro do Oceano Pacífico. A duração total do eclipse será de 264 minutos, variando conforme o ponto de observação.
Os horários de referência, considerando Brasília, indicam início às 14h30, máximo às 16h41 e término às 18h50. No Brasil, o evento não poderá ser acompanhado a olho nu, mas transmissões ao vivo estarão disponíveis em canais de observatórios e de plataformas especializadas em astronomia.
Locais de observação
O eclipse será melhor observado na Oceania e na Antártida. Em Invercargill, na Nova Zelândia, a Lua encobrirá 72% do Sol. Na base italiana Mario Zucchelli, localizada na Antártida, o nível de ocultação será semelhante. Outras regiões que terão a oportunidade de observar parcialmente o fenômeno incluem:
- Tonga
- Fiji
- Ilhas Cook
- Samoa
Para os interessados em acompanhar outros eventos astronômicos, está previsto um novo eclipse solar para 17 de fevereiro de 2026. Além disso, em 2 de março do mesmo ano, ocorrerá um eclipse lunar parcial.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook: