O secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, confirmou nesta quinta-feira (23) que foi detectada infecção comunitária da variante do coronavírus Ômicron em Belo Horizonte. Isso significa que casos positivos foram identificados entre pessoas que não viajaram para outros países e que não tiveram contato com pessoas que fizeram estas viagens.
A informação foi dada em entrevista exclusiva ao programa da Rádio Itatiaia Plantão da Cidade.
Apesar da confirmação, Baccheretti diz que a infecção comunitária era uma expectativa com o surgimento da nova cepa e que não é preciso desespero. “Toda variante no momento em que é identificada a tendência é que ela contamine de forma comunitária. Os cuidados são os mesmos, já passamos por isso outras vezes, não é momento para desespero, é momento de manutenção do cuidado e da vacina.”
Até o momento 32 casos da variante foram confirmados em Minas, sendo 19 em Extrema, um em Maria da Fé, um em Três Pontas, todas no Sul de Minas, 11 em BH, além de três já identificados antes.
A secretaria de Saúde de BH informou que oito novos casos foram identificados nesta semana, sendo seis homens e duas mulheres. Dentre os novos casos, há dois sem histórico de viagem, dois de pessoas que vieram da África do Sul e dos Estados Unidos. Há ainda um caso de pessoa sem histórico de viagem, mas com relato de contato com caso confirmado de covid-19, proveniente da Austrália, e três casos cuja equipe do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) ainda não recebeu informações se houve viagem ao exterior.
Todos os pacientes tomaram as duas doses da vacina contra a covid-19 e não precisaram ser hospitalizados.
Cuidados devem continuar
O secretário ressaltou que é momento de se manter os cuidados contra a covid-19, principalmente com a chegada das festas de fim de ano. “A variante está circulando entre nós e é mais um motivo para que ninguém abaixe a guarda. É máscara, distanciamento, evitar aglomerações e muito importante, tomar a vacina.”
“Novas variantes irão surgir, isso é normal de qualquer vírus. É importante destacar que há uma variante nova, mais infectante e quanto maior o número de pessoas, especialmente misturando grupos diferente, maior a chance de infecção, não só com a ômicron, mas com outras variantes. A recomendação continua, principalmente para pessoas mais vulneráveis, lembrando que lugares abertos e arejados são sempre melhores, distanciamento é ideal e lembrando que quem não tomou a vacina a dose está te esperando”, completou.
Por Agência Minas
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter:
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias/
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias
















