O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) alerta sobre a importância de manter os hidrômetros em locais acessíveis, conforme estabelece a Lei nº 5.749/1998, que regulamenta os serviços públicos de água e esgoto. Um dos artigos da lei determina que os funcionários devem ter livre acesso ao hidrômetro no momento da leitura, e o impedimento desse registro é considerado infração. Antes de qualquer penalização, a autarquia notifica os clientes na conta e concede um prazo para a adequação.
A tecnologia contribui para a eficiência do processo, com equipamentos de leitura modernos. No entanto, a dificuldade de acesso aos hidrômetros pode prejudicar o trabalho do leiturista e interferir no correto fechamento da fatura. Para facilitar a leitura, os padrões de água devem ser instalados preferencialmente na parte externa dos imóveis, como muro, mureta ou embutidos na calçada.
O SAAE reforça que a realização mensal da leitura nos hidrômetros permite acompanhar de forma precisa o consumo de água. Clientes que precisarem alterar o local de instalação do hidrômetro devem procurar o setor de atendimento da autarquia.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (31) 2106-0100, WhatsApp 31 98201-3919, ou presencialmente na Rua Major Campos, 99, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias