O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), responsável pelo fornecimento de água em mais de 93 mil ligações em Sete Lagoas, deu início a um projeto de reforma abrangente de reservatórios. A medida busca assegurar a eficiência do sistema e manter a capacidade necessária de reservação, etapa fundamental para a continuidade do atendimento à população.
O plano prevê a revitalização completa de 16 reservatórios localizados em regiões urbanas e rurais do município. Na primeira fase, 12 equipamentos estão contemplados, sendo seis já em execução: Teófilo Otoni, situado na Serra de Santa Helena, São Cristóvão, Jardim Carolina, Quintas da Varginha, Brasília e CDI. Entre as melhorias aplicadas estão correção de rachaduras, substituição de chapas e pintura.
Ainda nesta etapa, a autarquia alcançará reservatórios em áreas como Aeroporto, Itapoã, Bela Vista, Brasília, CDI II, Lontra, Lontrinha, Nossa Senhora de Lourdes, Quintas da Varginha, Riacho do Campo e São Cristóvão. “Algumas dessas estruturas não recebiam reformas há mais de duas décadas. São pontos estratégicos que contribuem para reduzir as interrupções no fornecimento de água”, destacou o diretor-presidente do SAAE, Flávio da Mata.
De acordo com o prefeito Douglas Melo, o investimento, que soma R$ 947 mil, ocorre em um período de estiagem, mas o município mantém tranquilidade quanto ao abastecimento. “É uma ação que reforça o compromisso do SAAE de disponibilizar água com qualidade e de forma contínua”, afirmou.
O sistema de abastecimento da cidade é composto por 117 poços tubulares profundos, 95 reservatórios, uma Estação de Tratamento de Água, 32 Estações Elevatórias de Água e 56 Unidades de Tratamento Simplificado. Atualmente, a captação subterrânea responde por 48% do fornecimento e a captação superficial, realizada no Rio das Velhas, por 52%.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook: