A Vale em parceria com a norte-americana Caterpillar Progress Rail, desenvolveu a primeira locomotiva de pátio de manobra 100% elétrica. A máquina é movida a bateria, e deixou a fábrica em Sete Lagoas nesta terça-feira (15) seguindo rumo a Vitoria, no Espirito Santo, para transportar cargas no pátio da Estrada de Ferro Vitória a Minas, na Unidade de Tubarão.
Pela capacidade das baterias, a locomotiva deve poder operar até 24 horas sem necessidade de parar para recarregar. Porém, a máquina ainda precisa passar por testes complementares antes de estar pronta para operar.
De acordo com a Vale, além de reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa pela substituição de diesel por eletricidade proveniente de fontes renováveis, o equipamento também irá reduzir a emissão de ruídos.
A locomotiva elétrica faz parte de um programa denominada PowerShift, que visa substituir a matriz energética da empresa por fontes limpas. Esta iniciativa contribui com a estratégia da Vale de redução de suas emissões diretas e indiretas em 33% até 2030, a partir de 2017. Essa meta está alinhada ao Acordo de Paris.
A mineradora quer se tornar "carbono neutra" em 2050, o que significa que a Vale deve calcular o total das emissões, reduzir onde é possível e balancear o restante das emissões através da compensação, o que pode ser feito por meio da compra de créditos de carbono ou pela recuperação de florestas em áreas degradadas.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias