Sete Lagoas deu mais um passo importante na luta contra a evasão escolar. Na última quinta-feira (7), o prefeito Douglas Melo formalizou a adesão do município ao Programa de Busca Ativa Escolar, iniciativa que visa localizar, acompanhar e reintegrar à sala de aula crianças e adolescentes fora da escola ou em risco de abandono. A assinatura contou também com a presença do secretário municipal de Educação, Fernando Campos.
(Foto: Divulgação/PMSL)
Desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a Undime, o Congemas e o Conasems, a estratégia combina uma metodologia social e uma plataforma tecnológica que possibilitam identificar casos de exclusão escolar, registrar informações, planejar ações e implementar políticas públicas eficazes.
A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas para atuar de forma integrada. Cada setor desempenha um papel específico, desde a identificação do estudante em risco até a (re) matrícula e o acompanhamento da permanência na escola. Todo o processo é monitorado por um sistema que funciona como um banco de dados unificado, acessível por computadores, tablets ou smartphones, e que permite comunicação rápida e eficaz entre os envolvidos.
Para o prefeito Douglas Melo, a adesão reforça o compromisso da administração municipal com a inclusão e a qualidade do ensino. “Nenhuma criança ou adolescente pode ficar para trás. Com essa ferramenta, vamos garantir que todos tenham acesso à educação e possam construir um futuro melhor”, destacou.
Como funciona o programa
O Busca Ativa Escolar articula uma rede intersetorial que reúne profissionais da educação, saúde, assistência social e conselhos tutelares para identificar e acompanhar crianças e adolescentes fora da escola ou em risco de evasão. Cada caso é registrado em uma plataforma digital — que também estará disponível no aplicativo 7L Resolve, ampliando o alcance do município.
A partir do cadastro, são realizadas visitas domiciliares, articulação com famílias e intervenções voltadas à matrícula, transporte escolar, documentação e superação de outros obstáculos. O acompanhamento segue até a confirmação da permanência do estudante na escola.
Por Ascom PMSL
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias