Uma criança de 6 anos morreu na tarde desta quarta-feira (27) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) vinculada ao Hospital Municipal Madalena Parrillo Calixto, no Centro de Santa Luzia, Região Metropolitana de Belo Horizonte.
De acordo com familiares, o menino apresentou diarreia e vômito pela manhã e foi levado à unidade de saúde, onde recebeu soro, dipirona e Benzetacil. Ele permaneceu em observação por cerca de duas horas e, após a liberação médica, deixou o hospital. Pouco tempo depois, ainda na rua da unidade, passou a gritar por socorro e sofreu convulsões.
Testemunhas ajudaram a mãe a levá-lo novamente ao hospital, mas a criança chegou em parada cardiorrespiratória. Segundo a família, houve demora no atendimento e o menino sofreu uma segunda parada antes de receber os primeiros cuidados. Ele não resistiu.
Em nota, a Prefeitura de Santa Luzia declarou pesar pela morte e informou que o paciente foi atendido, medicado e liberado após melhora clínica, retornando em estado grave. A administração municipal afirmou que instaurou apuração e, até o momento, não foram identificados sinais de negligência ou imperícia por parte da equipe médica.
O diretor técnico do hospital e da UPA, Jonatan Cristiano Tibúrcio, explicou que o menino permaneceu em observação por duas horas e que, ao retornar em estado crítico, foi prontamente encaminhado à sala de urgência. Ele relatou que, apesar de mais de 45 minutos de esforços da equipe médica, o paciente não resistiu. Tibúrcio solicitou apoio do Instituto Médico Legal para esclarecer a causa da morte.
O menino completaria sete anos no próximo domingo (1º) e tinha uma festa de aniversário organizada, conforme relatado pela família. Ele deixa um irmão de três meses.
Os pais registraram ocorrência na delegacia.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias